Política Titulo Editorial
Até quando?
Do Diário do Grande ABC
08/04/2017 | 11:28
Compartilhar notícia


É triste a frequência com que este Diário é obrigado a noticiar ocorrências negativas relacionadas à Avenida dos Estados, o centenário portal de acesso ao Grande ABC para quem vem da Capital. Com traçado que passa por três cidades da região, Mauá, Santo André e São Caetano, a via está há muito tempo precisando de investimentos para a recuperação de sua estrutura. Depois do que ocorreu na madrugada de ontem, quando temporal derrubou outra ponte – a segunda em menos de 100 dias –, não é mais possível adiar o programa de recuperação das pistas.

Construída há mais de um século, sobrecarregada e sem a devida manutenção, a Avenida dos Estados precisa ser revitalizada. E modernizada. Necessário lembrar que, na época em que foi idealizada, o fluxo e o peso dos veículos que utilizavam suas pistas eram muito inferiores aos dos atuais. Basta lembrar que a via precede a industrialização do Grande ABC, que se expandiu a partir da chegada das primeiras montadoras, nos anos 1950.

A deterioração de uma das principais artérias viárias da região atinge níveis homéricos em momento complicado para as prefeituras, que padecem com os cofres vazios devido à crise econômica que assola o Brasil, de modo geral, e o Grande ABC, em particular. Exatamente por isso, o Consórcio Intermunicipal deveria chamar para si a responsabilidade de desenvolver plano de recuperação da Avenida dos Estados, incluindo no debate, o Palácio dos Bandeirantes, sede do poder Executivo paulista.

O Estado também é parte interessada na recuperação da avenida, afinal, o Rio Tamanduateí, que margeia as pistas, fica sob sua responsabilidade. Não se pode esperar mais. Uma tragédia pode estar à espreita. O ideal é que o assunto seja tratado já na próxima reunião do colegiado de prefeitos, em maio. Como o governo paulista tem um assento na mesa de debates, a oportunidade deve ser aproveitada. Antes que a próxima chuva provoque mais dissabores aos usuários da via, que, por ser a porta de entrada ao Grande ABC, merece mais atenção. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;