Automóveis Titulo Eu uso óculos...
Além de renovar a CNH, pessoas com erros refrativos precisam de alguns cuidados ao dirigir
Vagner Aquino
07/04/2017 | 16:09
Compartilhar notícia


Se você passou a ter necessidade de usar óculos, a primeira providência a ser tomada é a renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Caso o motorista não adeque o documento a sua realidade (dirija sem óculos), pode levar multa gravíssima, que rende sete pontos no prontuário e tem custo de R$ 293,47, de acordo com o artigo 162 VI do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

Estima-se que 43% da população mundial possua erros de refração, por isso, a hora da direção precisa de alguns cuidados. Para proteger os olhos da radiação ultravioleta (que pode causar, entre outros males, a degeneração da retina), o motorista pode recorrer às lentes fotossensíveis, que escurecem de acordo com a intensidade de luz.

À noite, algumas pessoas (portadoras ou não de dificuldades visuais) optam pelo uso de lentes amarelas, que reduzem o ofuscamento causado por faróis. Porém isso não é uma regra. De acordo com Rita Moura, especialista na área de oftalmologia e diretora da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), “cada um deve utilizar as lentes que se sentir mais confortável, salvo, claro, quando o uso é necessário devido a enfermidades”.

Para quem tem miopia (precisa de lentes negativas para obter a visão perfeita) e hipermetropia (necessário o uso de lentes positivas), a maior dificuldade no momento da direção vem ao amanhecer e ao entardecer, períodos que não têm tanto contraste, piorando a qualidade de visão uma vez que a luminosidade diminui e os faróis do carro não fazem muito efeito.

CIRURGIA PARA CORREÇÃO
Cabe salientar que o ofuscamento e a dificuldade de enxergar com nitidez podem sinalizar início de catarata – onde a lente interna do olho vai ficando opaca. A doença reduz em quatro vezes a visão noturna e é a maior causa de reprovação no exame da CNH para quem tem mais de 50 anos. Neste caso, só cirurgia pode salvar o motorista.

Aliás, caso seja necessário realizar tal procedimento, a dica é voltar ao oftalmologista a fim de saber se houve alteração de grau. “Caso essa mudança seja para zero (não havendo mais necessidade do uso de óculos), deve-se providenciar a renovação da carteira de motorista (mesmo antes do vencimento) a fim de retirar a observação do documento e andar dentro da lei”, finaliza a doutora.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;