Internacional Titulo
Charles de Gaulle nao tomava decisoes sem consultar um astrólogo
Por Do Diário do Grande ABC
03/08/2000 | 11:17
Compartilhar notícia


O presidente francês Charles de Gaulle nao dispensava uma consulta aos astros antes de tomar decisoes. Quem afirma é um oficial reformado do exército, de 85 anos, que foi astrólogo do presidente por 25 anos.

Entrevistado pela revista Le Nouvel Observateur, o major Maurice Vasset disse que foi apresentado ao ainda general De Gaulle, líder da Resistência Francesa contra a Alemanha nazista em Toulon, Sudeste da França, em agosto de 1944.

Convidado a se apresentar ao general na entrada da cidade, ele fez o mapa astral do presidente. De Gaulle leu e guardou no bolso. Foi o início de um longo relacionamento entre os dois.

``Estávamos sempre conversando e eu o mantinha informado do que os astros diziam sobre ele', disse Vasset. ``As vezes, as pessoas me viam em conversa particular com De Gaulle, mas ninguém podia pensar que falávamos sobre astrologia.'

``Uma vez, em 5 de novembro de 1944, na presença do general (Jean) De Lattre e de Winston Churchill, De Gaulle escreveu no verso de seu mapa astral: 'Vassert, você é um bom soldado e também um bom astrólogo''.

``De Gaulle era frio, autoritário e muito independente. Mas a mim me parece que ele levou em consideraçao certas coisas que eu lhe mostrei. ``Mas depois da crise de maio de 1968, quando fui ao palácio Eliseu para lhe dizer que nao organizasse um referendo que eu previ que perderia, ele nao acreditou em mim. Já estava decidido e nada poderia persuadi-lo'.

Em abril de 1969, De Gaulle foi derrotado no referendo e terminou abandonando o cenário político. Vasset foi ferido no início da Segunda Guerra Mundial e reintegrou-se ao exército francês em Dacar, na entao colônia francesa da Africa Ocidental, onde começou a estudar astrologia.

O posterior presidente socialista François Mitterand também gostava de consultar os astros. A astróloga Elizabeth Teissier revelou que visitava Mitterand entre 1989 e 1995 e dava-lhe conselhos astrais sobre a Guerra do Golfo e a tentativa de golpe em Moscou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;