D+ Titulo
Livro: supere-se no trabalho
Raquel de Medeiros
Do Diário do Grande ABC
31/05/2009 | 07:09
Compartilhar notícia


Como é possível enfrentar a pressão no trabalho sem se desgastar? Esta e muitas outras perguntas são respondidas no livro Resiliência - Como Superar Pressões e Adversidades no Trabalho (Reino Editorial, R$ 29, 159 páginas), do autor Ricardo Piovan.

Piovan aproveitou toda sua experiência como empresário por cerca de 16 anos, associou técnicas sobre o assunto e desenvolveu o livro com o objetivo de ajudar aqueles que querem crescer profissionalmente.

"A pessoa resiliente enfrenta crises, mudanças ou situações de forte estresse e consegue dar a volta por cima, transformando sofrimento em competência", afirma o consultor organizacional no livro.

Resiliência vem do latim e significa voltar ao normal. O conceito foi criado em1807 pelo cientista Thomas Young, que fazia estudos sobre a elasticidade de materiais. Mais tarde, foi incorporada pela Física.

Devido à capacidade de superação, as pessoas resilientes alcançam efeitos extraordinários, que as colocam em destaque.

Prova disso é Ayrton Senna, que tinha grande dificuldade de dirigir em pistas molhadas. Mas com uma grande capacidade de superação, enfrentou a adversidade e o nervosismo, começou a treinar sistematicamente e se tornou especialista em correr na chuva.

O livro ressalta que esta característica não é algo restrito apenas a quem nasceu com ela e pode ser desenvolvida.

Para isso, é necessário se conscientizar que uma pessoa resiliente tem consciência de que dificuldades fazem parte da vida e é preciso saber conviver com elas; é necessário compreender a natureza e buscar contato com quem você é; não desistir de tentar superar limites; encarar o problema e tomar decisões e entender que dificuldades nos tiram da zona de conforto, mas proporcionam crescimento. O segredo é saber superar, sempre.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;