Publicado em terça-feira, 15 de setembro de 2009 às 07:09

Coleta de lixo reciclável em Santo André cresce 44,8%


Do Diário do Grande ABC

Incorporar notícia

Em agosto o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) coletou 673,04 toneladas de material reciclável, o maior volume mensal deste ano. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, isso representa aumento de 44,8%.

A intensificação da coleta seletiva - que, segundo o Semasa, é em grande parte motivada por maior partipação dos moradores - tem sido vista no ano todo. Nos oito primeiros meses de 2009, acumula aumento de 29,7%. Segundo a autarquia, cerca de 4.900 toneladas deixaram de ser encaminhadas para o aterro sanitário de Santo André.

O aterro, aliás, está sendo salvo pelo aumento da coleta seletiva, segundo o Semasa. O terreno na Cidade São Jorge está prestes a ter a capacidade esgotada - em período não divulgado pela autarquia - e a intensificação do recolhimento de material reciclável é um dos fatores que estão permitindo sobrevida ao depósito.

Expansão - O fim da capacidade do aterro sanitário pode obrigar a Prefeitura de Santo André a recorrer à iniciativa privada para não interromper o serviço de coleta de lixo.

O Semasa encaminhou ao governo do Estado duas solicitações de ampliação da área útil do aterro. A primeira, que pedia autorização para operar em área de aproximadamente 6.000 metros quadrados, que daria novo fôlego ao equipamento, foi negada em julho.

O segundo pedido, que ainda está sendo avaliado, pleiteia licença para utilizar terreno de mais de 40 mil metros quadrados e ofereceria mais oito anos de vida ao depósito.



Veja Também

Tags

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Revista Playboy Revista Sexy Palmeiras Corinthians São Paulo Santos Santo André São Bernardo São Caetano Diadema Ribeirão Pires Mauá Rio Grande da Serra Grande ABC Ronan Maria Pinto

Action 'Detalhe :: Index', Execute: 0,007s, Render: 0,359s.