Setecidades Titulo
Coleta de lixo reciclável em Santo André cresce 44,8%
Por Do Diário do Grande ABC
15/09/2009 | 07:09
Compartilhar notícia


Em agosto o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) coletou 673,04 toneladas de material reciclável, o maior volume mensal deste ano. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, isso representa aumento de 44,8%.

A intensificação da coleta seletiva - que, segundo o Semasa, é em grande parte motivada por maior partipação dos moradores - tem sido vista no ano todo. Nos oito primeiros meses de 2009, acumula aumento de 29,7%. Segundo a autarquia, cerca de 4.900 toneladas deixaram de ser encaminhadas para o aterro sanitário de Santo André.

O aterro, aliás, está sendo salvo pelo aumento da coleta seletiva, segundo o Semasa. O terreno na Cidade São Jorge está prestes a ter a capacidade esgotada - em período não divulgado pela autarquia - e a intensificação do recolhimento de material reciclável é um dos fatores que estão permitindo sobrevida ao depósito.

Expansão - O fim da capacidade do aterro sanitário pode obrigar a Prefeitura de Santo André a recorrer à iniciativa privada para não interromper o serviço de coleta de lixo.

O Semasa encaminhou ao governo do Estado duas solicitações de ampliação da área útil do aterro. A primeira, que pedia autorização para operar em área de aproximadamente 6.000 metros quadrados, que daria novo fôlego ao equipamento, foi negada em julho.

O segundo pedido, que ainda está sendo avaliado, pleiteia licença para utilizar terreno de mais de 40 mil metros quadrados e ofereceria mais oito anos de vida ao depósito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;