Internacional Titulo
Secretário de Estado dos EUA pede que aliados da Otan aumentem gastos militares
31/03/2017 | 19:55
Compartilhar notícia


O secretário de Estado dos Estados Unidos, Rex Tillerson, teve uma posição contrária à do ministro de Relações Exteriores da Alemanha, Sigmar Gabriel, sobre a questão dos gastos militares dos países.

Tillerson afirmou desejar que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) planeje aumentar os gastos militares até o final do ano ou que os planos concretos cheguem a 2% do Produto Interno Bruto (PIB) até 2024. Como parte do processo, os EUA gostariam de ver metas anuais que garantiriam que a promessa de investimento na defesa fosse implementada até o prazo de 2024.

"Como o presidente Donald Trump deixou claro, já não é sustentável para os EUA continuarem com seus gastos de defesa desproporcionais em relação à Otan", afirmou Tillerson a ministros aliados. Aumentar os gastos militares alemães, atualmente em cerca de 1,2% do PIB do país, tem sido visto há muito tempo pelos EUA como chave para ter mais apoio na Europa em relação ao setor de defesa.

No entanto, segundo o ministro alemão Sigmar Gabriel, tais demandas por mais gastos militares são "totalmente irrealistas". Ele afirmou que, para atingir a meta pretendida pelos EUA, a Alemanha teria que aumentar seus gastos em cerca de 35 bilhões de euros. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;