Internacional Titulo
EUA desistem de assinar carta que critica China por violação a direitos humanos
22/03/2017 | 19:56
Compartilhar notícia


Os Estados Unidos desistiram de se unir a outros países para criticar a China por alegações de tortura contra advogados de direitos humanos.

O Reino Unido, a Alemanha, o Canadá e mais outros países assinaram uma carta levantando preocupações sobre advogados e atividades de direitos humanos detidos em solo chinês, que ficaram incomunicáveis por longos períodos. A carta pede que a China investigue alegações de tortura contra o advogado Xie Yang e contra outros.

A abstenção dos EUA surge após ativistas levantarem preocupações crescentes de que o novo governo, comandado pelo presidente Donald Trump, estar enfatizando os direitos humanos na diplomacia. O secretário de Estado, Rex Tillerson, adotou um tom conciliatório com a China durante uma visita na semana passada.

O Departamento de Estado afirmou não saber o motivo pela não assinatura dos EUA e disse desconhecer quem tomou a decisão ou se a Casa Branca estaria envolvida. O departamento disse, ainda, que os EUA levantaram "sérias" preocupações sobre direitos humanos como parte de "discussões regulares" com a China. Fonte: Associated Press.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;