Economia Titulo
Statoil diz que não quer repetir a 13ª rodada de petróleo
22/03/2017 | 12:17
Compartilhar notícia


A Statoil está iniciando uma jornada de investimentos de longo prazo no Brasil, com a exploração de Peregrino e Carcará - cuja participação foi recém adquirida da Petrobras - e a previsão é de participação de novos leilões, disse nesta quarta-feira, 22, o presidente da companhia no Brasil, Anders Opedal.

Em participação em evento do Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP) para discutir o conteúdo local na indústria brasileira, Opedal criticou abertamente o modelo adotado pelo governo do PT. "Não queremos repetir a 13ª rodada (de licitações de blocos de petróleo). Um marco regulatório competitivo é necessário", disse.

Em 22 de fevereiro o governo reduziu em cerca de 50%, em média, a exigência de conteúdo local para contratação de equipamentos de equipamentos pela indústria de petróleo na exploração de novas áreas. A nova metodologia valerá para os leilões da Agência Nacional de Petróleo (ANP) previstos para setembro (14ª rodada) e novembro (3ª rodada do pré-sal).

O executivo afirmou que os fornecedores têm o desafio de ser competitivos em qualidade, preço e prazos, em especial em um contexto em que as petroleiras estão revendo suas bases de custos. Atualmente, disse, a Statoil tem 60% de conteúdo local em Peregrino e está assinando contratos com 30 fornecedores que cumprem esses requisitos de competitividade.

Previsibilidade

O diretor geral da francesa Total E&P no Brasil, Maxime Rabilloud, disse que a falta de previsibilidade pode afetar a decisão de investimento da companhia nos próximos leilões de áreas exploratórias de petróleo. O executivo reclamou da demora na obtenção de licenças ambientais para a perfuração em áreas na Foz do Amazonas, arrematadas na 11ª rodada, em 2013.

A Total, segundo ele, está "pronta para apertar o botão" de suas operações no Amapá, mas ainda precisa de licenças do Ibama. "Infelizmente estou um pouco pessimista quanto à previsibilidade disso sair. E previsibilidade é tudo para o investidor", disse, também no em evento do IBP. A companhia investiu R$ 250 milhões na aquisição das áreas.

De acordo com Rabilloud, o Brasil continua sendo estratégico para a Total por ter importantes recursos naturais e humanos. "Esse aspecto não está sendo colocado em dúvida. Para poder investir mais, porém, tenho que ter certeza de que posso explorar as licenças passadas", disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;