Economia Titulo
Praet, do BCE, diz que zona do euro ainda depende de estímulos monetários
15/03/2017 | 09:55
Compartilhar notícia


O Banco Central Europeu (BCE) ainda não atingiu o ponto de reverter sua política monetária acomodatícia, apesar da recente melhora econômica observada na zona do euro, que ainda depende muito dos pesados estímulos da instituição, afirmou hoje o economista-chefe do BCE, Peter Praet.

"Quando falam de mudança de regime, ainda não chegamos lá", disse Praet, que também é um dos seis integrantes do conselho executivo do BCE.

Na última quinta-feira, o BCE decidiu manter sua política monetária inalterada, mas elevou suas projeções econômicas e indicou que há menos urgência de se adotar nova medidas de estímulo para sustentar a economia da zona do euro. Na ocasião, os investidores reagiram positivamente, impulsionando o euro e os juros de bônus soberanos.

Segundo Praet, os últimos indicadores de confiança têm sido positivos, mas dados macroeconômico de maior relevância ainda precisam melhorar substancialmente e a inflação subjacente - que exclui os voláteis preços de energia e de mentos - continua baixa.

"Não vemos grande surpresa nos dados", disse Praet. "Mudamos um pouco nossa comunicação" para reconhecer o crescimento mais forte, mas "as pressões de preços subjacentes continuam contidas". Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;