Memória Titulo
Linda. A capela dos Casa será reaberta
Por Ademir Medici
07/03/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 “Na história da Capela dos Casa, o Sr. Victorino Felice Casa e Dona Luiza Rocco Casa são os pilares. No passado, eles fizeram tudo isso acontecer.”

Cf. depoimento de Avenir Govato.

Semana importante esta para a Memória. A Diocese de Santo André, no auge do sínodo que irá até novembro, e pela obra de paroquianos – todos voluntários – devolverá à comunidade o principal monumento histórico de São Bernardo ‘do outro lado da Via Anchieta’, a capela de Santo Antonio, no bairro dos Casa.

“Um tesouro escondido”, na definição do atual pároco, padre Antonio Fernandes do Nascimento. “Está uma boneca”, orgulha-se Aquiles Casa, nascido ao lado da capela, onde mora – verdadeiro zelador da mesma.

Vejam esses homens. Sábado à tarde eles se ocupavam do trabalho iniciado há algumas semanas, felizes, nas obras da paróquia: a pintura da capela e os serviços no pátio da paróquia São Benedito, que fará a ‘Quermesse Fora de Hora’, no próximo fim de semana, com churrasco, bingo, pastel, pescaria para as crianças e todas aquelas barracas que fazem a alegria das famílias.

O ponto alto será a missa solene, sábado, presidida pelo bispo diocesano, dom Pedro Cipollini, com a presença do prefeito Orlando Morando, do vereador Jorge Araújo e de vários padres da região São Bernardo Anchieta.

BEM TOMBADO

A Capela Santo Antonio do bairro dos Casa foi tombada pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural, (lei municipal 2611/1984; decreto 8677/1987). Por isso, o Compahc apenas autorizou a sua limpeza - qualquer obra estrutural requer projeto e estudo especializados.

A comunidade compreendeu. Arregaçou mangas. Priorizou a segurança. Para proteger o teto, evitando acidentes, foram instaladas grades; para evitar goteiras, todo o teto foi plastificado em lona azul. A pintura, como parte da limpeza, está um brinco, em dois tons de azul.

O entusiasmo quem semeou foi o padre Fernandes, cearense de Fortaleza, 59 anos, que chegou ao bairro dos Casa há pouco mais de seis meses e levantou a causa. "A capela guarda a memória da cidade", diz ele.

De fato, a capela dos Casa não pode permanecer fechada. Reaberta, a paróquia proporá parceria, com a Prefeitura e com quem mais quiser participar. O passo seguinte será a celebração regular de missas, terços, reuniões do povo. E que venham as obras estruturais, devidamente autorizadas pelo Compahc, no telhado, forro, mobiliário, piso, iluminação, beirais externos.

Esta página Memória tem todo o interesse em acompanhar o projeto. A velha e renovada capelinha é uma herança dos antigos. Uma obra quase centenária que resistiu à evolução e transformação. Firme, forte, referencial.

Reabertura da capela Santo Antonio do bairro dos Casa

Quando: sábado, dia 11, às 17h.

Endereço: Estrada dos Casa, na bifurcação com Rua Leonardo Martins Neto.

Parte religiosa: missa presidida por dom Pedro Cipollini.

Parte recreativa: quermesse fora da hora

Genialidade

Em 7 de março de 1987, há 30 anos exatos, o ator profissional e animador cultural Milton Andrade, de São Caetano, era destacado pelo Diário para cobrir a entrevista coletiva de Fernanda Montenegro, em São Paulo.

Vários jornais presentes. Fernanda Montenegro divulgava seu novo trabalho, Fedra, tragédia escrita por Racine em 1677 e encenada por Augusto Boal – ela no papel principal.

Milton Andrade, com fotos de Vânia Delpoio, publicou a matéria cinco dias depois. Fernanda Montenegro fala da peça que estreava e vai além: narra sua vida pessoal e a caminhada da sua arte. Uma obra-prima, ilustrada por quatro das 25 fotos tiradas por Vânia Delpoio na ocasião.

Diário há 30 anos

Sábado, 7 de março de 1987 – ano 29, edição 6384

Manchete – Reajustes do BNH vão variar entre 8 e 70%

Trólebus – O primeiro trólebus metropolitano é testado durante a madrugada, na Avenida Faria Lima, em São Bernardo, como parte dos preparativos para a inauguração parcial da rede.

Funcionários e segurança tentaram impedir o fotógrafo Artur Florêncio, do Diário, de registrar o acontecimento, sem maiores esclarecimentos.

A foto foi feita e publicada no dia seguinte, com exclusividade, no alto da capa do Diário.

Hoje

Dia do Fuzileiro Naval.

Santos do Dia

Perpétua e Felicidade viveram no século 3º. Foram sacrificadas no dia 7 de março de 203. As lembranças e anotações escritas por Perpétua formam um livro com o título Paixão de Perpétua e Felicidade.

Fonte: Um santo para cada dia, de Mario Sgarbossa e Luigi Giovannini.

Município Paulista

Hoje é o aniversário de Pirangi. Elevado a município em 1935, quando se separa de Jaboticabal.

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 7 de março:

Em Minas Gerais, Alto Rio Doce.

Na Paraíba, Cruz do Espírito Santo.

No Amazonas, Lábrea.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;