Questão de Emprego Titulo Carreira
Comunicação no trabalho
Por Isis Borge
gerente de divisão da Robert Half
07/03/2017 | 07:22
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Porque a comunicação é importante?

A capacidade de se comunicar com clareza e de maneira eficiente é uma das habilidades mais valorizadas pelo mercado de trabalho em geral, mas, principalmente em áreas mais técnicas, como engenharia e tecnologia. O aumento dessa valorização se deve ao fato de que, dentro das companhias, as áreas estão cada vez mais interligadas, crescendo a necessidade de os profissionais falarem o idioma dos negócios. Independentemente do cargo ocupado ou do momento da carreira, é importante saber se comunicar e se relacionar com as pessoas para ter sucesso em diferentes atividades, como motivar a equipe, fazer networking, participar de reuniões ou entrevistas de emprego, realizar uma venda, conduzir negociações etc.

Como tornar eficaz a comunicação no trabalho?

Há três passos que podem ser seguidos. O primeiro deles é, sempre que possível, conversar pessoalmente ou por telefone, principalmente quando se trata de problema crítico ou assunto complexo. Ainda que demande mais tempo, o encontro pessoal evita interpretações equivocadas que geralmente ocorrem quando utilizamos canais eletrônicos, como e-mail ou mensagens instantâneas por aplicativos do celular. O segundo é fazer com que a mensagem seja transmitida de maneira objetiva e clara. Pode parecer óbvio, mas se o seu discurso for carregado de jargões ou de termos técnicos, seu interlocutor poderá não entender o que está pedindo e não se sentir à vontade para pedir esclarecimentos. Por último, no contato pessoal, tenha atenção à sua linguagem corporal, porque ela diz muito sobre você e suas intenções.

Quais sinais corporais podem prejudicar a comunicação?

Mesmo sem querer, o seu corpo pode transmitir mensagens confusas e negativas. Por exemplo, cruzar os braços durante uma conversa pode dar a impressão de que está na defensiva. Já a falta de contato visual dá a impressão de que não está interessado no que o outro tem a dizer. Evite interromper ou tentar adivinhar o que os outros irão dizer. Ser um ouvinte ativo também faz parte da comunicação.

Posso pedir promoção ou aumento salarial por e-mail?

Não recomendo. É fundamental que essas conversas sempre aconteçam pessoalmente, olho no olho, sem ‘tom’ de ameaça e sim em forma de bate-papo. Tenha em mente um bom embasamento para que possa justificar o pedido e aguarde a oportunidade. A avaliação de desempenho e o feedback com seu gestor podem ser um dos caminhos para introduzir o tema. Caso a oportunidade não surja de maneira espontânea e você tenha sólidos argumentos, envie um e-mail para o seu gestor e agende um horário para essa conversa.

Porque a área de tecnologia tem demandado profissionais comunicativos?

O dinamismo da área pede, cada vez mais, profissionais que tenham boa capacidade de comunicação e de negociação. Isso porque há crescente necessidade de interação da área de tecnologia com outros setores, incluindo contato e relacionamento cada vez mais próximo com pares, fornecedores e clientes. Outras habilidades que vêm sendo requisitadas do profissional são a empatia, bom relacionamento interpessoal e capacidade de informar com precisão. Essas características são pedidas principalmente entre os analistas de negócios, dentro da área de sistemas, e o gerente de TI, na área de infraestrutura. 




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