Política Titulo Irregularidades na parceria
São Caetano interrompe contrato com GreenLine
Júnior Carvalho
do Diário do Grande ABC
07/03/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


O governo do prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), decidiu romper contrato com a GreenLine, no valor de R$ 25 milhões, celebrado em dezembro pela gestão do então prefeito Paulo Pinheiro (PMDB), para a gerência do plano de saúde dos servidores públicos do município. Em comunicado oficial divulgado ao Diário, o Palácio da Cerâmica cita irregularidades na parceria, feita às pressas pelo governo passado após a Santamália/Intermédica, então prestadora do serviço, interromper o acordo por conta de R$ 2,6 milhões em dívidas do Paço com a empresa.

Oficialmente, a administração não detalha quais foram as irregularidades encontradas pela comissão de avaliação de contratos criada pela gestão tucana. O Diário apurou, porém, que o governo avaliou que a empresa descumpriu etapas anteriores e posteriores ao processo licitatório, feito por meio de pregão presencial (número 62/2016). A administração entendeu que a GreenLine desobedeceu o edital da concorrência ao oferecer serviços aos servidores municipais (da Prefeitura e da Câmara) sem possuir clínicas dentro do município – na região, a companhia mantém clínicas apenas em Santo André e São Bernardo.

O governo Auricchio também fala em “excesso de reclamações, por parte dos funcionários, sobre a qualidade do atendimento fornecido pela empresa”. O Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos) do município exigiu oficialmente à administração a troca do plano de saúde.

Com a rescisão do contrato, o governo tucano projeta nova licitação, mas não estimou quando esse processo será encerrado para que os servidores voltem a ter convênio médico particular. Enquanto isso, a Prefeitura garante que todos os funcionários da administração direta e indireta e do Legislativo serão atendidos em unidade médica exclusiva para os servidores, que funcionará na Rua Prudente de Moraes, 81, no bairro Santa Paula, das 7h às 17h. Ao todo, 13.960 colaboradores e dependentes utilizam o plano de saúde oferecido pela administração.

A unidade, segundo o Paço, oferecerá atendimento para clínica geral, ginecologia e pediatria. “Se o paciente necessitar de qualquer outra especialidade, a própria unidade médica cuidará do encaminhamento em caráter de prioridade, para atendimento na rede pública municipal”, diz o comunicado da Prefeitura, que também garante que exames e cirurgias dos funcionários serão tratados com exclusividade. Haverá sistema de agendamento médico específico para os servidores, através do telefone 4226-0404.

“Respeitamos a decisão tomada pela nova administração e ressaltamos que nossa participação no processo licitatório por meio do pregão atendeu toda a documentação prevista no edital de forma regular e transparente. A alegada ‘insatisfação dos servidores municipais com o atual plano de saúde’ não retrata a realidade de todo universo dos beneficiários, tratando-se, em verdade, de manifestações pontuais”, informou a empresa. “A operadora atua há 25 anos no mercado de Saúde suplementar com atuação pautada na ética e honestidade, não compactuando com qualquer tipo de ilegalidade ou irregularidade.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;