Fechar
Publicidade

Sexta-Feira, 24 de Novembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

|

Produtividade e inovação


Anderson Luis Saber Campos*

04/03/2017 | 07:30


Vivemos em mundo competitivo e, queiramos ou não, as pessoas competem por empregos; as empresas, por clientes; os países, por riqueza etc. Se por um lado a concorrência saudável estimula o desenvolvimento econômico e o progresso, por outro, pode aumentar a desigualdade se não houver planejamento.

A produtividade, ou seja, fazer mais com menos, foi o conceito principal da Revolução Industrial na Europa entre os séculos 18 e 19, que permitiu aumentar o volume e reduzir custos de produção. Os benefícios e os impactos na sociedade foram impressionantes! Basta olhar ao nosso redor para conferir.

O comércio mundial aumentou e, com o desenvolvimento dos meios logísticos, as fábricas puderam se instalar em qualquer país. Isso deflagrou grande competição para atrair investimentos entre países e também entre Estados e cidades. A competição acirrada no mercado de manufaturas passou a produzir margens de lucro cada vez menores, porque as fontes de vantagens competitivas estão se esgotando.

Por outro lado, o desenvolvimento da ciência e da tecnologia está criando diversos mercados ao estimular novas necessidades nos clientes e alterar significativamente o modo como fazemos as coisas. A inovação tecnológica está criando oportunidades e alterando as regras do jogo.

Os países precisam estar preparados para atuar nessas duas frentes: produtividade e inovação. Entretanto, dificilmente poderemos abordar individualmente essas questões e seus impactos, ou seja, precisamos agir como uma nação. Assim, o esforço educacional e os investimentos em ciência precisam ser prioridades de nossa sociedade!

Há bons exemplos a seguir. Pensemos na Coreia do Sul, país do qual conhecemos várias marcas (Samsung, LG, Hyundai, Kia etc), porém, sabemos tão pouco sobre sua cultura. Acredito que poucos brasileiros sejam capazes de apontar no mapa mundi a localização da Coreia do Sul. Somente a Educação e a ciência podem nos levar ao futuro que desejamos.

* Professor na graduação e pós-graduação em Administração da Universidade Metodista de São Paulo. 



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados