Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Quem criou o basquete?

Modalidade foi desenvolvida para que alunos pudessem ter atividade física durante o inverno

Luís Felipe Soares
05/03/2017 | 07:06
Compartilhar notícia
Arquivo pessoal


O basquete foi criado pelo canadense James Naismith (1861-1939). Ele era professor de Educação Física do Springfield College, no Estado de Massachussets (Estado Unidos). Durante o inverno de 1891, ele recebeu missão do diretor do local para desenvolver atividade física que fosse capaz de ser realizada em lugares fechados – também podendo ser praticada ao ar livre quando a temperatura fosse mais quente. O professor convocou os alunos para a partida de estreia do basquete em dezembro daquele ano. O primeiro jogo oficial é datado de 20 de janeiro de 1892.

Parte do desafio de Naismith foi pensar em esporte que não fosse tão agressivo quanto o futebol americano (aquele com bola oval cujos atletas utilizam muitos equipamentos de segurança), que tivesse menos situações de contato (como ocorre com o futebol jogado com os pés) e que fosse coletivo. Entre as principais características estão o fato de os participantes poderem jogar a bola com uma ou duas mãos – com a existência de arremessos de um, dois ou três pontos – e que não se pode correr com a esfera sem batê-la no chão. 

Com o passar dos anos, detalhes foram alterados, casos do desenvolvimento de cestas sem fundo e o tamanho da bola oficial (74,9 centímetros de circunferência e 623 gramas de peso para homens e 72,3 centímetros de circunferência e 566 gramas para mulheres).

O esporte foi consagrado como modalidade olímpica masculina em 1936, em Berlim (Alemanha). Os times femininos passaram a fazer parte dos jogos em 1976. Michael Jordan, Kareem Abdul-Jabar, Earvin ‘Magic’ Johnson, Larry Bird, Kobe Bryant e Lebron James estão entre os maiores jogadores de todos os tempos.

No Brasil, o basquete chegou em 1892, quando o norte-americano Augusto Shaw veio ao País para dar aulas no Mackenzie College, em São Paulo. Os brasileiros começaram a se interessar mais pela atividade a partir de 1906, com ajuda do professor Oscar Thompson, que o instituiu na Escola Normal, na Capital. Nomes como Oscar Schmidt (maior maior ‘cestinha’ da história mundial, com 49.737 pontos feitos ao longo da carreira), Amaury Pasos, Wlamir Marques e Hortência marcaram época.

Roberto Antônio Dalla Bezerra Pereira, 11 anos, de São Bernardo, sempre assiste aos jogos da NBA (liga de basquete norte-americana). “Percebo que a modalidade é muito forte nos Estados Unidos. Imagino que algum professor do país possa ter criado o esporte”, afirma o menino.

Consultoria da Luís Fernando Cardoso Andreoli, professor de basquete do Educandário Santo Antonio, em Santo André 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;