Fechar
Publicidade

Diarinho

Publicado em domingo, 19 de fevereiro de 2017 às 07:00 Histórico

Quanto tempo leva para fazer um jornal?

A maioria dos jornais é publicada todos os dias, com edições completamente novas entre uma data e outra. O Diário adota esse processo, com o expediente dos jornalistas, fotógrafos e outros profissionais do setor começando por volta das 9h e o fechamento da edição ocorrendo perto da meia-noite. Em média, uma edição do jornal leva cerca de 15 horas para ser finalizada – sem contar o tempo gasto para montagem das páginas já impressas e sua distribuição.

As reportagens nascem de informações que a Redação obtém junto a locais como prefeituras, câmaras dos vereadores e associações de diferentes tipos. Qualquer atividade pode render inspiração para os cadernos de Cultura&Lazer, Economia, Esportes, Política e Setecidades, com matérias também nascendo por sugestão dos leitores. As chamadas ‘pautas especiais’ demandam mais trabalho para sua elaboração e mais tempos para apuração e produção. Os jornais têm a missão de apresentar ao público fatos, serviços e histórias de vida que jamais seriam conhecidos se não fosse por suas páginas.

O Diarinho é um suplemento semanal dentro do Diário e é publicado sempre aos domingos. As reportagens são pensadas com antecedência, mas cada edição é fechada sempre nas noites de quinta-feira. A partir de sexta, já começa a movimentação em torno do próximo volume a ser finalizado dentro de cinco dias (não contando sábado e domingo).

Pergunta da Rebeca Vitória Luque Cruz, 10 anos, de São Caetano, visitou o Diário no ano passado em excursão pela escola e ficou com a dúvida na cabeça. “Sou supercuriosa e queria saber mais como funciona o jornal.”

Consultoria de Wilson Moço, jornalista e Editor Chefe do Diário.



Veja Também

Tags


Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Diário do Grande ABC