Fechar
Publicidade
Publicado em quinta-feira, 15 de março de 2012 às 14:56 Histórico

Ipea: País sofre processo de desindustrialização precoce

A perda de participação da indústria no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro significa uma desindustrialização precoce da economia, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que divulgou hoje a 18ª edição do Boletim Conjuntura em Foco. O fenômeno não pode ser considerado uma evolução natural, como a que aconteceu nos países desenvolvidos, porque não foi acompanhado de um aumento considerável na renda per capita.

 

"É preciso destacar os processos diferentes que aconteceram em economias avançadas e na economia brasileira, embora ambos tenham levado a uma redução da participação da indústria na economia e do emprego na indústria. Essa perda começa a acontecer justamente quando essas economias se defrontam com um nível de renda elevadíssimo, incomparavelmente mais elevado do que o nível de renda per capita no Brasil", explicou Roberto Messenberg, coordenador do Grupo de Análise e Previsões do Ipea.

 

Messenberg ressaltou que, assim como ocorreu nas economias desenvolvidas, a expansão industrial gera ganhos de produtividade que acabam se espalhando para outros setores da economia, que passam a se desenvolver também, aumentando a sua participação relativa no PIB gradualmente.

 

"Só que no Brasil esse processo tem características mais especificas. A perda de participação da indústria no PIB foi a partir dos anos 70, de forma abrupta, sem que a gente atingisse um patamar de renda per capita elevada", contou Renata Silva, pesquisadora do Ipea.

 

A economia brasileira passou a crescer baseada no consumo. Como consequência, a desindustrialização precoce impulsionou um aumento de importações, redução na participação do País na exportação de manufaturados para mercados internacionais e perda de dinamismo na geração de emprego industrial.

 

"Outro problema é que as vagas geradas no setor terciário são na maior parte das vezes informais e precárias", lembrou Renata.

 

O Ipea apontou ainda que a China, também considerado um país em desenvolvimento, não passou por esse processo de desindustrialização, apesar de ter registrado um aumento do PIB per capita muito maior que o do Brasil.



Veja Também

Tags

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Diário do Grande ABC



Revista Playboy Revista Sexy Palmeiras Corinthians São Paulo Santos Portal Santo André Portal São Bernardo Portal São Caetano Portal Diadema Portal Ribeirão Pires Portal Mauá Portal Rio Grande da Serra Portal Grande ABC Ronan Maria Pinto Notícias Regionais Política Regional Vídeos de Santo André no ABC Paulista Vídeos de São Bernardo no ABC Paulista Vídeos de São Caetano no ABC Paulista Vídeos de Diadema no ABC Paulista Vídeos de Mauá no ABC Paulista Vídeos de Rio Grande da Serra no ABC Paulista Vídeos de Ribeirão Pires no ABC Paulista Notícias do dia 23 do 10 de 1999 Notícias do dia 23 do 10 de 2000 Notícias do dia 23 do 10 de 2001 Notícias do dia 23 do 10 de 2002 Notícias do dia 23 do 10 de 2003 Notícias do dia 23 do 10 de 2004 Notícias do dia 23 do 10 de 2005 Notícias do dia 23 do 10 de 2006 Notícias do dia 23 do 10 de 2007 Notícias do dia 23 do 10 de 2008 Notícias do dia 23 do 10 de 2009 Notícias do dia 23 do 10 de 2010 Notícias do dia 23 do 10 de 2011 Notícias do dia 23 do 10 de 2012 Notícias do dia 23 do 10 de 2013 Notícias do dia 23 do 10 de 2014 Trânsito Santo André Trânsito São Bernardo Trânsito São Caetano Trânsito Mauá Trânsito Diadema Trânsito Ribeirão Pires Trânsito Rio Grande da Serra Tags das notícias