Fechar
Publicidade

Domingo, 19 de Novembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

diarinho@dgabc.com.br | 4435-8396

Por que devemos beber água?

Arquivo pessoal  Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

O líquido é um item único e não pode ser substituído por bebidas como sucos e refrigerantes


Luís Felipe Soares

05/02/2017 | 07:05


A água tem papel fundamental no funcionamento de todos os tecidos do corpo humano por levar a cada célula, seja ela responsável por ações como produção de energia e proteção, os ingredientes necessários, além de ajudar a transportar os produtos finais do metabolismo celular (as reações químicas para que funcionem). Também aparece como item importante para os processos de digestão, absorção e excreção, além de ter papel central na questão da temperatura corporal ideal das pessoas.

Beber água deve ser um costume diário. Segundo os médicos, a recomendação para um adulto é de se ingerir cerca de 35 mililitros multiplicado pelo peso corpóreo. Uma pessoa de 45 quilos, por exemplo, deve tomar 1,5 litro por dia. Crianças precisam beber por volta de 50 a 60 ml/kg. É importante lembrar que a água é um item único, não podendo ser simplesmente substituído por sucos ou refrigerantes.

Além de ser uma bebida, ela pode ser encontrada em diversos alimentos que ingerimos, casos de frutas, verduras e peixes. Detalhe para o fato de que o próprio corpo humano é capaz de produzir certa quantidade como subproduto dos processos metabólicos, dando origem à chamada ‘água endógena’.

Deve haver um equilíbrio entre a quantidade de líquido que ingerimos com o que é perdido no dia a dia. A eliminação acontece muito com as idas ao banheiro (quando as pessoas fazem xixi e cocô), pelo ar expirado pelos pulmões e pelo vapor de água perdido através da pele. Uma das missões dos rins é regular essa perda.

Os seres humanos são compostos, de maneira geral na vida adulta, por 60% de água, com crianças contendo a substância em 65% a 70%. A quantidade de gordura do corpo influencia diretamente nessa porcentagem.

Giulia Borges Zanqueta Balduino, 10 anos, de São Paulo, acredita que as pessoas precisam dos nutrientes do líquido. “Costumo beber bastante água ao longo do dia. Acho que os minerais são importantes para a nossa vida”, explica a menina.

Consultoria de Maria Cristina de Andrade, nefrologista do Hospital Infantil Sabará, de São Paulo. 



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados