Cultura & Lazer Titulo Filme
Beleza Oculta é fábula natalina sobre dor e redenção
Por
27/01/2017 | 07:30
Compartilhar notícia
Divulgação


Beleza Oculta (Collateral Beauty), de David Frankel, foi lançado nos Estados Unidos na véspera do Natal. Não por acaso. Não existe acaso na indústria do cinema. Tudo obedece a planos e planilhas. O que não quer dizer que tudo saia de acordo com a prancheta. É que o "espírito" do filme, digamos assim, é francamente natalino - sem que haja aqui qualquer conotação pejorativa. Trata-se de uma história de cunho humanista, de aprendizado com a dor e de redenção, propícia a uma época do ano em que os corações estariam em tese mais sensíveis. No entanto, foi recebido a pedradas pela maior parte da crítica séria.

No caso de Beleza Oculta, trata-se da dor de Howard (Will Smith), apresentado nas primeiras cenas como "mais que um chefe, um amigo". Ele é alto executivo de uma agência de publicidade e encontra-se no topo da carreira. Nesse meio competitivo como uma selva escura, angariou amizades sinceras. Ou que pelo menos parecem ser assim. Entre elas, Claire (Kate Winslet), Simon (Michel Peña) e Whit (Edward Norton). Howard está no meio do caminho da vida e está com tudo. É senhor de sua profissão. Um dono do mundo.

Mas o mundo, como se sabe, foi feito para cair. Howard tomba feio ao perder o ser que mais ama. Como não dá sinais de reação, os amigos de agência resolvem forçar a barra e fazê-lo voltar à vida. Acontece que, em sua infinita solidão, Howard começa a escrever cartas ao Amor, ao Tempo e à Morte. O que os amigos fazem é dar corpo a essas abstrações e fazer com que Howard dialogue com elas. Talvez assim, saia do marasmo.

Não se pode negar que seja uma boa ideia. Acontece que de boas ideias, como de boas intenções, o inferno está cheio.

As boas ideias: começam pelo elenco, a partir de Smith, com seu inegável carisma e capacidade de fazer um tipo sofredor. Depois, arrumando um time estelar de coadjuvantes, Kate Winslet e Norton como colegas, Helen Mirren como a Morte, Keira Knightley como o Amor (Jacob Latimore é um tanto inexpressivo como o Tempo).

Segundo, construir uma fábula que não deixa de ter inteligência. Um homem desesperado a escrever cartas a entidades abstratas e que são condições absolutas da humanidade é uma boa sacada. Quer dizer, expressar sentimentos em palavras - mesmo em cartas não enviadas - pode ter função terapêutica e de aprendizado.

No entanto, a quantidade de platitudes ditas, os clichês expressos sem qualquer pudor, a previsibilidade de situações, a superficialidade que ganham temas profundos - tudo isso faz com que essa fábula existencial desabe para o nível mais banal dos produtos de autoajuda.

Este é um gênero de sucesso, como se sabe. Tanto assim que são colocados à parte na relação de livros mais vendidos, caso contrário deixariam na sombra, e no chinelo, todos os outros gêneros, de ficção a não ficção. Ou seja, neste mundo maluco, agressivo e supercorrido, todo mundo deseja uma mensagem rápida e direta para mudar de vida. Chato, mas não é assim. David Frankel, diretor do ótimo O Diabo Veste Prada, entra nesse engodo.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;