D+ Titulo
No reino animal ...
Por Do Diário do Grande ABC
06/02/2011 | 07:21
Compartilhar notícia
Divulgação


Por quais motivos, além de reprodução, os animais fazem sexo? Ainda não há estudos conclusivos, mas a maioria dos especialistas diz que sexualidade ligada ao prazer é exclusividade dos humanos, mesmo porque são conceitos criados pelo homem.

"Bichos usam o sexo para estreitar as relações do grupo social, reforçar status de liderança, aumentar a defesa territorial e estratégias de caça. Quanto mais indivíduos colaboram, mais alimento para o grupo. Os animais saudáveis e fortes têm mais chances de se reproduzir", explica Rubia Burnier, veterinária especialista em comportamento animal, que faz uma observação: "Assim como os humanos, outros primatas usam o sexo não só para procriar. Algumas espécies chegam a ser promíscuas, outras, bissexuais." 

Nos últimos 50 anos, estudos desenvolvidos na Europa e Estados Unidos desbancaram alguns conceitos. Caiu, por exemplo, o mito das fêmeas que escolhem os machos. Na verdade, é aleatório. Por ser mais habilidoso, o macho dominante acaba levando a melhor. 

O biólogo inglês Tim Birk-head defende no livro Promiscuity que a reprodução no reino animal não envolve afetividade nem cooperação. Parece mais um conflito violento, com a imposição do mais forte sobre o mais fraco. Ele cita o caso de fêmeas de louva-a-deus e aranhas, que matam os machos após o coito. O biólogo norte-americano Bruce Bagemihl, no livro Exuberância Biológica - Homossexualidade Animal e Diversidade Natural, analisou mais de 450 espécies e concluiu que, apesar de não gerar descendentes, a homossexualidade faz parte do dia a dia de muitas espécies.

NÃO HÁ COMPARAÇÃO - "Interpretar o comportamento dos animais a partir da ótica humana é um erro. Temos que entender a natureza e aceitar suas regras, em vez de julgá-la", Rubia Burnier

Homossexualidade é vista em cerca de 1.500 espécies; Muitas escolhem parceiros do mesmo sexo para toda vida

NA SELVA

LEÃO - Machos costumam roçar a juba entre eles, geralmente antes ou depois de uma relação sexual com a fêmea ou de contatos que os deixam excitados. Além disso, até onde sabem os especialistas, o leão é o grande campeão em atividade sexual. Há registros de que, no período fértil, machos e fêmeas podem chegar a fazer sexo cerca de 50 vezes por dia.

BONOBO - Essa espécie de macaco, originária da República Democrática do Congo, tem vida sexual bem ativa. Para os bonobos, sexo é moeda social, serve para reforçar vínculos afetivos, relaxar, amenizar o tédio e aliviar tensões. Tanto os machos quanto as fêmeas se relacionam com indivíduos do mesmo sexo, além de integrantes da mesma família.

BISÃO - Pesquisas indicam que os bisões fazem sexo com outros machos pela dificuldade de acesso às fêmeas - elas estão disponíveis para o acasalamento apenas uma vez por ano. No período restante, os machos tornam-se a única opção de relacionamento. Também serve para reforçar a hierarquia. O bisão-alfa, que domina o grupo, costuma montar nos demais. Interações entre as fêmeas são mais raras.

NO AR

CISNE-NEGRO - Exemplares dessa ave costumam se relacionar com exemplares do mesmo sexo. Acredita-se que cerca de 25% dos machos escolhem outros machos para serem seus parceiros, permanecendo muitos anos juntos. Para se reproduzir, mantêm relações com as fêmeas, mas, assim que elas botam ovos, eles expulsam a mãe e cuidam dos filhotes.

ALBATROZ-DE-LAYSAN - Em algumas populações de albatrozes do Havaí não é raro ver duas fêmeas criarem o filhote juntas e por longo período de tempo, especialmente quando há escassez de machos. Até um terço dos casais da espécie é formado por fêmeas. Como resultado, elas têm mais sucesso na criação dos filhotes do que as fêmeas sem companheiros.

NO MAR

GOLFINHO - Esses mamíferos aquáticos mantêm, em média, o mesmo número de relações hétero e homossexuais, sendo que a maioria é bissexual. Suas uniões costumam ser duradouras e devem proporcionar prazer. Especialistas acreditam que esses animais fazem sexo para não perder a amizade, porque é uma forma de demonstrar carinho pelo outro.

BALEIA - grupos machos de baleias orcas desenvolvem comportamentos homossexuais. Sessões de exibicionismo e contato físico, toques nas genitálias, carícias, entre outras atitudes, despertaram as suspeitas dos pesquisadores, que afirmam que, em cerca de 90% das vezes, as investidas de um macho em outro são retribuídas.

OUTROS PEIXES - Original da Ásia, acredita-se que o peixe-mexerica seja bissexual porque, simplesmente, não sabe diferenciar bem machos e fêmeas. Os dois sexos são muito parecidos. Já o macho do peixe-palhaço pode mudar de sexo se não houver fêmea reprodutora. O cavalo-marinho é o único macho que pode engravidar. A fêmea, no momento da cópula, transfere os ovos de sua bolsa incubadora para dentro da bolsa incubadora do companheiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;