Setecidades Titulo Adaptação
Rotina deve ser imposta 5 dias antes da volta às aulas
Marília Montich
Do Diário OnLine
24/01/2017 | 13:58
Compartilhar notícia
Divulgação


Em poucos dias, as férias escolares chegam ao fim e, com isso, tem início a luta dos pais para fazer as crianças entrarem na rotina novamente. Difícil voltar a acordar cedo e ter de seguir regras quando por cerca de dois meses tudo – ou quase tudo – foi permitido. Para minimizar esse já conhecido “sofrimento”, o ideal é preparar a família com antecedência.

“Comece a aplicar, na medida do possível, a rotina na vida da criança tempos antes do retorno oficial dela. A volta à rotina não poderá ser difícil para os pais, para não dificultar mais ainda para o pequeno”, afirma a Angélica Capelari, professora do curso de Psicologia da Universidade Metodista de São Paulo.

Segundo a especialista, a rotina deve ser implantada novamente no dia a dia dos filhos em média cinco dias antes do retorno às aulas. Contudo, a orientação varia conforme a idade - quanto mais novos, mais tempo antes deve-se começar a adaptação.

Cochilos não devem ser vistos como vilões nesse processo, mas a faixa etária também deve ser levada em consideração - quanto mais nova a criança, mais recomendados são os descansos ao longo do dia.

Além do sono, a alimentação deve ser observada. “Quanto mais ela fizer parte de uma rotina, melhor para ajudar a fornecer parâmetros no funcionamento físico e mental”, diz Angélica.

Atividades físicas também são uma questão a qual deve se atentar. “É preciso avaliar se elas acalmam ou agitam os filhos para analisar qual seria o melhor horário para a realização da mesma. De qualquer forma, os exercício são bastante recomendáveis”, finaliza. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;