Memória Titulo Memória
A Ramiro Colleoni. Incompleta

Projeto original previa interligação da avenida com São Bernardo, via bairro Paraíso

Ademir Médici
20/01/2017 | 07:07
Compartilhar notícia


A tese defendida por esta página Memória é a de que a Prefeitura de Santo André, desde os tempos da Freguesia e Município de São Bernardo (século 19), corria atrás da iniciativa privada quando precisava pensar em obras viárias, sem condições de tomar dianteira.

Citamos os loteamentos dos Pujol – Jardim, Campestre, Santa Maria etc. Hoje temos outro exemplo: o da Avenida dos Estados.

A Avenida dos Estados tem lá suas peculiaridades. Interliga vários municípios. Serve a vários bairros. Mas foi uma via aberta ao sabor dos empreendimentos particulares.

O antigo trilho marginal ao Tamanduateí ganha os primeiros melhoramentos, é alargado, quando da abertura da Vila Santa Terezinha, na década de 1920. Um bairro planejado a meio caminho entre Santo André e São Caetano. Mas como chegar até ele?

A alternativa foi calçar um trecho do antigo caminho marginal, desde a Avenida Antonio Cardoso. Outros trechos seriam calçados nos anos seguintes, à medida em que novos loteamentos foram lançados. Cria-se a Avenida dos Estados, nome tirado das ruas de Santa Terezinha, que no seu nascedouro tinham os nomes de Estados brasileiros – diferentemente do nome dado à paulistana Avenida do Estado.

E VEM A PERIMETRAL...
Com o Complexo Viário Perimetral, pensado na década de 1960, Santo André antecipa-se, finalmente, ao desenvolvimento urbano da segunda metade do século passado. Um tempo em que o Brasil viveu, falsamente ou não, o “milagre brasileiro”. Mas nem tudo foi realizado, longe disso.

É o caso da ilustração de hoje. Esta é a Avenida Ramiro Colleoni. Qual a ideia? Respondeu o prefeito Newton Brandão aqui no Diário, em 1972:
A Avenida Ramiro Colleoni será estendida até São Bernardo ‘do Campo’, havendo um túnel de aproximadamente 300 metros sob o Largo do Paraíso, para permitir maior vazão do trânsito neste lado da cidade.

Mais uma vez chamamos a atenção para os projetos viários originais daquele momento da vida andreense – entre as décadas de 1960 e 1970. O pesquisador observará – nas plantas ainda manuais, a nanquim - que muito foi feito, mas muito permanece no papel. Pontos positivos e negativos.

Um ponto positivo: acompanhando o leito do Córrego Carapetuba, a Ramiro Colleoni não embutiu as águas, não as escondeu, não se envergonhou delas. Respeitou a natureza. E uma vegetação interessante pode ser observada agora, 45 anos depois, no trecho executado.

AMIGOS ANDREENSES
Hoje é o aniversário de Belarmino Maximiano (Sertãozinho, 20 de janeiro de 1933). Integra o Clube dos Aposentados Casa Branca. Advogado. Atuou em várias empresas do Grande ABC. Na política foi vereador e chegou à presidência da Câmara de Santo André, biênio 1977-1978. Uma linda história vivenciada na Vila Humaitá – residiu no bairro entre 1948, quando chegou a Santo André, e 1980

Hoje
Dia do Farmacêutico
Dia da Consciência Indígena dos filhos da Nação Tupi

Santos do dia
Sebastião. Nasceu em Milão, Itália. Foi capitão do exército romano.
Denunciado como cristão, foi condenado à morte a flechadas.
Conseguiu sobreviver. Morreu açoitado por volta do ano 284.
Fonte: J. Alves, Os Santos de Cada Dia. Paulinas: 2002, 8ª edição.
Fabiano
Mauro de Casena

Município paulista
Hoje é o aniversário de Braúna, Cardoso, Itajú, Motuca, Palmital, Parisi, Piraju, Sabino e Santa Cruz do Rio Pardo.

Municípios brasileiros
Em Tocantins, Carmolândia.
No Piauí, Jurema.
Em Santa Catarina, Lauro Muller.
Na Paraíba, Olivedos.
Em Alagoas, Poço das Trincheiras.
No Pará, Soure.
Em Sergipe, Telha.

FERIADO MUNICIPAL
Em louvor a São Sebastião, hoje também é feriado no Rio de Janeiro e nas cidades paulistas de Porto Ferreira, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Sabino, entre outras.

No Grande ABC, hoje é dia de festa em Rio Grande da Serra, cuja paróquia é dedicada a São Sebastião. A região possui mais capelas dedicadas ao santo do dia: Parque Erasmo Assunção (Santo André), bairro Sonia Maria (Mauá), Montanhão (entre São Bernardo e Santo André) e Jardim Novo Horizonte (Rua Tiradentes, em São Bernardo).

Diário há 30 anos
Terça-feira, 20 de janeiro de 1987 – ano 29, edição 6345
Manchete – Industriais não acreditam em trégua; Fiesp só aceita trégua com realinhamento geral de preços
Carnaval 87 – Estação Primeira de Santo André elege como tema “Clara Claridade, Reviver é Preciso”, dedicado à cantora Clara Nunes. Composição de Nego Véio, Carlos Gomes e Estevam.
Mundialito (seniores) – Argentina campeã: 1 a 0 sobre o Brasil no Pacaembu.
Saltos Ornamentais – Fluminense torna-se campeão do Troféu Brasil disputado no Conjunto Esportivo Pedro Dell’Antonia, em Santo André; Semanal de Campinas em segundo; EC Santo André em terceiro.

Em 20 de janeiro de
1912 – Padre Luiz Capra é nomeado vigário da Paróquia de Santo André.
1917 – José Dotta deixa a firma Sega Dotta & Companhia, oficina mecânica e fundição de ferro e bronze estabelecida na Estação São Bernardo, hoje Celso Daniel, em Santo André. A empresa fica sob a responsabilidade de outros dois sócios, Attilio Sega e Jorge Zerrenner.
A guerra. Do noticiário do Estadão: possibilidade da mobilização geral do Exército suíço.
1947 – Fundada a Liga de Futebol de São Bernardo, cujo primeiro presidente foi o prefeito Hygino Baptista de Lima.
1967 – Chega ao Rio de Janeiro o padre Jerzy Wasilewski (frei Ivo, depois padre Jorge). Deixou a Polônia com 20ºC negativos, desembarcou no Rio 40ºC. “Quase morri, dormia numa banheira de água gelada”, contava o padre Jorge, que fez história na Paróquia de
Santa Terezinha, em Santo André, onde faleceu.
2007 – Entregue a restauração da capela de São Sebastião e Santa Cruz, em Rio Grande da Serra. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;