Setecidades Titulo Chuvas
Santo André é obrigada a fechar ponte na Av.dos Estados

Acesso teve afundamento na madrugada;
Prefeitura não dá prazo para a reabertura

Yara Ferraz
do Diário do Grande ABC
19/01/2017 | 07:09
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Afundamento de parte da ponte sobre a Avenida dos Estados que dá acesso ao bairro Santa Terezinha, próximo ao Viaduto Castelo Branco, obrigou a Prefeitura de Santo André a interditar o trânsito por medida de segurança, desde a madrugada de ontem. Segundo a administração, ainda não há prazo para fazer o conserto nem para liberar a passagem de veículos.

Devido à interdição, o trânsito ficou complicado durante toda a manhã de ontem.

Segundo especialistas, a falta de manutenção é apenas um dos problemas que podem ter contribuído para o solapamento daquela parte da ponte. O Diário publicou reportagem sobre as péssimas condições de conservação da avenida na semana passada (mais informações ao lado).

“Se a causa for um desnível do piso, isso poderia ter sido identificado se houvesse um plano de manutenção em todo o local. Era só fazer isso em 400 metros, a cada fim de semana, porque muita coisa poderia ser evitada”, apontou o presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do ABC, Luiz Augusto Moretti.

“Precisa checar se o aterro sobre o qual a ponte foi construída está compacto. Se tivesse uma drenagem boa não deveria ter problema, nem com muita chuva. Vistoria e manutenção são essenciais”, opinou o professor de Engenharia Civil do Centro Universitário FEI Werner Mangold.

Moretti também vê problemas na impermeabilização do solo, causada por falta de áreas verdes, que ajudam a conter a água das chuvas. “É falta de planejamento, porque com mais cuidado com os terrenos, teríamos mais drenagem.”.

Quem mora próximo ou trabalha na avenida já conhece os transtornos: “Virou rotina ter problema por causa de enchentes. Olhei da minha janela e vi tudo parado. A sorte é que não precisava sair, porque imaginei que algo tinha acontecido”, relatou o aposentado Amauro Martin, 65 anos.

O frentista Fabiano da Silva, 37, afirmou que o trânsito ficou paralisado durante parte da manhã. “Era por volta das 6h e não passava ninguém, estava tudo travado. Só melhorou depois de umas duas horas.”

Conforme a Prefeitura, por enquanto também não é possível determinar as causas do afundamento. “Somente após a avaliação definitiva dos técnicos será possível definir prazos e propostas para conserto da ponte. O Rio Tamanduateí é intermunicipal, e por isso o Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo) também foi informado”, disse por meio de nota.

O DET (Departamento de Engenharia de Tráfego) afirmou que o trânsito foi desviado para o acesso da Avenida Olavo Alaysio Lima, próximo à Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), mas pede que os motoristas evitem a região nas proximidades da ponte.

Para quem está no 2º Subdistrito a opção é utilizar o Viaduto Adib Chammas para chegar ao Centro, e vice-versa.

Diário publicou reportagem sobre a necessidade de manutenção da via

Publicada na segunda-feira da semana passada, pelo Diário, a reportagem ‘Avenida dos Estados e seus velhos problemas’ trouxe à tona novamente as diversas falhas da via, que é uma das mais importantes do Grande ABC, com cerca de 15 quilômetros de extensão e passa por Mauá, Santo André e São Caetano. Questionada sobre a manutenção, Santo André foi a única cidade a se posicionar e relatou que a última intervenção na via foi realizada em abril de 2016, portanto há quase um ano.

Lembrando que, em fevereiro de 2013, outro acesso da via afundou. A estrutura em frente à Avenida Antônio Cardoso cedeu por causa da força da água do Rio Tamanduateí. A reconstrução, feita por meio de contrato emergencial, começou em março daquele ano e terminou em setembro, ao custo de R$ 5,1 milhões aos cofres públicos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;