Economia Titulo
Não dá para dizer que começou uma recuperação dos Serviços, diz IBGE
12/01/2017 | 11:00
Compartilhar notícia


Apesar do resultado positivo em novembro, ainda não é possível falar em retomada do setor de serviços, avaliou Roberto Saldanha, analista da Coordenação de Serviços e Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O volume de serviços prestados teve ligeira alta de 0,1% em novembro ante outubro. Na comparação com novembro do ano anterior, houve interrupção na sequência de recordes negativos, com redução mais amena, de -4,6% no setor, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta quinta-feira, 12, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"Houve ligeira recuperação, porque não estamos mais falando da maior queda para o mês de novembro", definiu.

No acumulado de janeiro a novembro de 2016, os serviços encolheram 5,0%. "A perda está se estabilizando em torno de 5%, então essa é a tendência para o ano", estimou Saldanha.

Os resultados ligeiramente melhores no mês de novembro acompanham os desempenhos da indústria (que teve avanço de 0,2% ante outubro) e comércio varejista (com crescimento de 2,0% no período). Na comparação com igual mês de 2015, todas as atividades apresentaram também quedas menores: a indústria caiu 1,1%; o varejo encolheu 3,5%.

"Houve melhora, mas ela tem que ser constate. Não pode ser um mês de alta e outro de queda, tem que ser a recuperação gradativa que a gente espera. Essa recuperação constante da indústria é que propiciará a retomada também do setor de serviços", disse Saldanha. "Não dá para dizer que começou uma recuperação. Tem que ver mais um ponto aí", acrescentou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;