Política Titulo Articulação da Câmara
Composição vai contribuir na relação com o Paço, diz Cicote

Abertura ao PT na construção do acordo deve auxiliar o diálogo da oposição com Paulo Serra

Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
09/01/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Eleito presidente da Câmara de Santo André no dia 1º, o vereador Almir Cicote (PSB) considera que a composição firmada para o pleito interno da mesa diretora, abrindo espaço à bancada do PT, “vai contribuir muito na relação da oposição com o governo do prefeito Paulo Serra (PSDB)”. Com a articulação na Casa, o petismo terá duas cadeiras na formação, com Luiz Alberto de vice-presidente e Bete Siraque como primeira secretária. Para o socialista, aliado do tucano, esse “gesto do PT foi importante para construção de novo modelo” de diálogo com o Executivo. “Com críticas e fiscalização, mas tendo intuito de contribuir, não travar (o andamento).”

Os parlamentares petistas tiveram pouca participação em comissões permanentes importantes na legislatura anterior, bem como na mesa, justamente no período de atuação do governo do correligionário Carlos Grana (2013-2016). Integrante do bloco contrário à gestão passada, Cicote afirmou que a ala oposicionista possui todo direito de fazer esse papel, entretanto, sugeriu que o formato construído na eleição da presidência do Legislativo, preservando a independência entre os poderes, pode auxiliar neste convívio em um primeiro momento. “O consenso (os 21 votaram na chapa única) demonstrou maturidade dos vereadores do PT e do nosso lado, além da vontade de dialogar e de ajudar.”

Por conta do tamanho da bancada, o apoio da ala era considerado fundamental para o resultado da mesa. Apesar da derrota do projeto majoritário do PT, encabeçado por Grana, a bancada do partido foi mantida na Câmara, sendo a maior em representatividade, composta por cinco parlamentares, e apenas uma alteração: José Montoro Filho, o Montorinho, que teve a candidatura indeferida, deixa a Casa e dá lugar a Willians Bezerra.

Na legislatura anterior houve debates acalorados no plenário em virtude de projetos e também pela questão eleitoral. “Eles entenderam que era importante mudar a forma de disputa do passado, de acirramento. Nós também entendemos a relevância de abrir esse diálogo, criar a unidade com a participação deles”, reforçou. Nos últimos 20 anos, o petismo foi oposição nos quatro anos de gestão Aidan Ravin (PSB, 2009-2012).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;