José Cardoso Titulo Análise
Você já ouviu falar da e-Financeira?
José Cardoso
05/01/2017 | 07:16
Compartilhar notícia


Já começamos 2017 com mais uma novidade contábil para empreendedores e pessoas físicas. Muito se tem comentado sobre a questão da e-Financeira, você já leu a respeito? Sabe exatamente do que se trata?

Por meio da Instrução Normativa de número 1.571 de 2 de julho de 2015, o governo passa, a partir de agora, a receber informações relacionadas às nossas movimentações financeiras também eletronicamente, como já acontece com diversos outros tipos de informações acerca de pessoas físicas e jurídicas.

A e-Financeira é uma obrigação destinada às instituições financeiras a ser entregue de acordo com data estipulada pelo fisco a respeito de seus clientes. Ela foi instituída por uma Instrução Normativa da Receita Federal e veio para normatizar o que está exposto no artigo 5º da Lei Complementar 105 de 2001, que orienta a prestação de informações para as instituições financeiras.

A obrigação abrange os contribuintes que possuem conta-corrente bancária e/ou realizam movimentação financeira por meio de instituições ligadas às instituições regulamentadas. Serão disponibilizados à Receita Federal todos os dados referentes a depósitos, transferências bancárias, previdência privada, fundo de aposentadoria, seguros, transações de compra de moeda estrangeira ou remessas de dinheiro ao Exterior.

Para as pessoas físicas, a prestação das informações financeiras dos clientes se dará quando a movimentação mensal ou saldo em conta for igual ou superior a R$ 2.000. No caso das pessoas jurídicas, a prestação das informações financeiras das empresas se dará quando a movimentação mensal ou saldo em conta for igual ou superior a R$ 6.000.

Esta nova obrigação vem em substituição à Dimof (Declaração de Informações sobre Movimentação Financeira), e tem como principal objetivo coibir ações ilegais, como lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, corrupção e terrorismo. Ela visa maior controle acerca das operações financeiras, permite o cruzamento de dados dos contribuintes e troca de informações entre outros países.

O primeiro lote de informações financeiras foi entregue em maio de 2016, e se refere aos dados gerados do ano de 2015. Portanto, apesar de ser novidade ainda para muita gente, a e-Financeira já está a todo vapor.

Neste contexto, saliento a importância de todo empresário possuir bom sistema de controle financeiro integrado à sua contabilidade, de forma a garantir a harmonização da informação entregue à Receita Federal com a informação de suas movimentações bancárias.

Fica a dica!

Comece o ano investindo no controle e na gestão da sua empresa.

Avante!  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;