Setecidades Titulo São Bernardo
Prédio do São Judas está abandonado

Fechado há um ano, restaurante tradicional de
S.Bernardo tem pichações e estruturas danificadas

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
04/01/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


 Um ano após o Restaurante São Judas fechar as portas, o prédio do tradicional estabelecimento da Rota do Frango com Polenta de São Bernardo, que funcionou por 67 anos, apresenta cenário de abandono. Além de concentrar pichações em boa parte de sua estrutura, o espaço apresenta janelas quebradas e, na área externa, acúmulo de lixo. Dentro do salão, que antes abrigava em torno de 3.000 pessoas para as refeições, no lugar das mesas e cadeiras postas, são observadas geladeiras e parte do forro do teto espalhados pelo chão.

O empreendimento fundado pela família Demarchi foi vendido para o empresário Marcos Tolentino, presidente da Rede Brasil de Televisão, em outubro de 2015. No entanto, cláusula contratual estabelece prazo de até três anos para que o novo proprietário possa iniciar a construção de condomínio residencial no terreno de 12 mil m².

O proprietário da marca São Judas e ex-administrador do local, Albino Demarchi, explica que o prazo solicitado é necessário para que sejam resolvidas questões burocráticas. “Temos três anos, após a venda ter sido sacramentada, para zerar pendências financeiras relacionadas a questões trabalhistas e ao pagamento de impostos. Até lá, nada pode ser feito no prédio”. De acordo com Demarchi, a estimativa é a de que ainda exista débito de R$ 10 milhões referente ao pagamento de impostos, além da necessidade de depósito de rescisões trabalhistas para 5% dos cerca de 90 funcionários que atuavam no restaurante. “Estimamos que neste ano tudo seja quitado”, avalia.

O prédio no bairro Demarchi, que durante anos foi palco de shows e eventos, inclusive com a presença do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em 1994, enfrenta hoje realidade que nada se assemelha ao seu passado glorioso. “Trabalho aqui no bairro há 25 anos. Todo mundo sente falta do restaurante. O movimento é bem menor e tem toda uma simbologia. É triste ver essa realidade”, relata o comerciante Raimundo Ferreira, 66 anos.

Após frequentar durante anos o espaço, o aposentado Walter Messias, 63, lamenta ao ver o prédio do Restaurante São Judas em situação precária. “É triste ver que toda aquela movimentação de carros e pessoas já não existe.”

O grupo mantém unidade do Restaurante São Judas localizada no São Bernardo Plaza Shopping, na Avenida Rotary, como opção.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;