José Cardoso Titulo Análise
Será que vale a pena ter um sócio?
José Cardoso
29/12/2016 | 07:19
Compartilhar notícia


Você está pensando em abrir um negócio? Já se fez esta pergunta? No mundo dos empreendedores, é importante conhecer os pontos positivos e negativos de uma sociedade. E conversar com um profissional de contabilidade pode lhe ajudar muito a esclarecer sua visão neste processo.

Além de ter alguém para lhe ajudar nos desafios de colocar a mão na massa, um sócio representa responsabilidades compartilhadas. Os riscos e as dificuldades de seu novo negócio não estarão apenas nas suas mãos, isso sem mencionar que ele também pode lhe ajudar com o capital necessário para o investimento inicial.

Eventuais desentendimentos podem ser o lado negativo de dividir seu negócio com um parceiro. Nem sempre vocês pensarão de maneira semelhante, e desavenças podem colocar sua empresa em risco. Por isso, no momento em que se inicia o negócio é muito importante que vocês definam de maneira clara questões relativas a investimentos e lucros, por exemplo, para prevenir problemas vindouros. Quando tudo fica transparente e acordado é bem mais fácil! Já vimos casos graves, em que disputas societárias foram parar na Justiça... E isso é bem triste.

Escolher bem seu parceiro para esta empreitada pode definir um futuro sem dores de cabeça. Mas, existe uma receita para escolher seu sócio?

Tenha cautela com a idoneidade e a confiança. Muitas vezes, laços emocionais podem prejudicá-lo nas tomadas de decisões, pois não é fácil gerir um negócio junto de um integrante da família, por exemplo. Pense sempre na visão que a pessoa tem, tanto do negócio como do mercado, analise quais competências ela pode agregar, sua experiência, conhecimentos etc. Nem sempre seu marido ou seu irmão serão as pessoas mais adequadas para se tornarem seu sócio!

E aí vem a pergunta: qual o tipo de sociedade ideal para o meu negócio? Bem, isso deve variar de acordo com o tipo de empresa que você quer abrir, afinal, cada atividade possui suas particularidades. Quem vai administrar o negócio? Qual será a responsabilidade pela gerência? Qual o tamanho do empreendimento? Envolve a venda de ações? Todas essas perguntas devem ser avaliadas.

No mais, tenha a cabeça no lugar, invista bastante no planejamento e avante! 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;