Economia Titulo
Energia elétrica tem maior impacto negativo no IPCA-15 de dezembro
21/12/2016 | 10:40
Compartilhar notícia


A queda nos gastos com a conta de luz foi destaque no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15). Com isso, o grupo Habitação recuou 0,28% (ante alta de 0,36% em novembro) e teve impacto negativo de 0,04 p.p. no IPCA-15 de dezembro. O item "energia elétrica", que recuou 1,93%, foi o que teve o maior impacto negativo no IPCA-15 de dezembro (-0,07 p.p.).

Nesta quarta-feira, 21, o IBGE informou que o IPCA-15 registrou alta de 0,19% em dezembro, menor variação para o mês desde 1998, quando teve alta de 0,13%.

Segundo o IBGE, a adoção da bandeira verde na conta de luz e revisões tarifárias no Rio e em Porto Alegre explicam deflação na energia elétrica no período. "Em 1º de dezembro, a bandeira tarifária amarela foi substituída pela verde, que não tem o custo adicional de R$ 1,50 por cada 100 kilowatts-hora consumidos", diz o instituto.

Passagens

Na contramão da desaceleração IPCA-15, os preços de transportes ficaram mais caros na virada de novembro para dezembro. O grupo Transportes registrou alta de 0,79% em dezembro, ante avanço de 0,46% no mês anterior, e representou o maior impacto positivo no índice (0,14 p.p.).

As passagens aéreas, cujos preços são conhecidos pela volatilidade, foram as principais responsáveis pela aceleração nos gastos com transportes. Com alta de 26,16%, as passagens aéreas foram o item com maior impacto de alta (0,09 p.p.).

O IBGE apontou também uma alta nos preços das multas de trânsito. "Houve pressão, também, do item multa (24,64%), tendo em vista que as penalidades por infrações de trânsito tiveram aumentos em 1º de novembro, decorrência de alteração no Código de Trânsito Brasileiro (CTC)", diz o instituto, em nota.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;