Internacional Titulo Brexit
Período de negociações do Brexit poderá ser de 18 meses, diz Barnier

Theresa May pretende evocar o Artigo 50, que
dará início formal às negociações, até fim de março

06/12/2016 | 10:07
Compartilhar notícia
Divulgação


Michel Barnier, o principal negociador da União Europeia para as conversas sobre a saída do Reino Unido do bloco (o chamado "Brexit"), disse hoje que o período de discussões poderá ser de apenas 18 meses, e não de 24 meses.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, pretende evocar o Artigo 50, que dará início formal às negociações, até o fim de março. A iniciativa marcará o começo de um processo de dois anos para a retirada do Reino Unido da UE.

Segundo Barnier, no entanto, o período efetivo de negociação deverá ser mais curto e um acordo poderá ter de ser fechado até outubro de 2018.

No primeiro pronunciamento público desde que assumiu o cargo, Barnier também disse que o Reino Unido "não pode escolher" o que gosta da UE. Ele afirmou que o mercado único e suas quatro liberdades fundamentais, como a de circulação, são "indivisíveis".

Barnier também comentou que as conversas serão complexas e politicamente sensíveis, mas a expectativa é que a ratificação dos termos do Brexit seja concluída até março de 2019. Fontes: Associated Press/Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;