Cultura & Lazer Titulo Netflix
Nada se salva na série nacional '3%'
04/12/2016 | 08:50
Compartilhar notícia
Divulgação


Nada se salva na série 3%, a esperada primeira produção 100% brasileira da Netflix. Esperava-se mais no país que registra o maior número de assinantes da plataforma no mundo.

Enquanto a Inglaterra recebeu a deslumbrante The Crown, a França a intensa Marselle, o México a divertida Club de Cuervos, a Colômbia a competente Narcos e os Estados Unidos a incomparável House of Cards, o Brasil contribuiu com uma versão tosca de Jogos Vorazes.

3% é, na verdade, uma mistura de referências. Tem um pouco de Black Mirror (ao beber na fonte da realidade distópica), uma pegada Big Brother (no ritmo de reality) e muito da franquia que levou para os cinemas a trilogia da autora americana Suzanne Collins.

Em futuro não datado, o mundo está dividido em dois. De um lado, está o Continente, onde faltam água, comida e energia e sobram pessoas desesperadas para sobreviver ao dia seguinte; do outro, está o Mar Alto, um oásis de prosperidade e tecnologia futurista.

Esse paraíso, porém, está reservado para uma elite formada pelos 3% da população. São esfarrapados que chegam lá após cumprir uma série de provas. Em um processo carregado de metáforas baratas e mensagens de autoajuda, sobrevive quem melhor se encaixa no esquema.

Estão lá o cadeirante negro filho de um pastor, a jovem infiltrada pelos rebeldes que lutam contra o sistema, o rapaz trapaceiro. A maioria do elenco é de jovens atores que não convencem. Nem os experiente João Miguel (Estômago) e Bianca Comparato (da novela Avenida Brasil) se salvam.

Eles estão amarrados a um roteiro precário e à diálogos tão ruins que chegam a ser constrangedores. 3% é uma ficção científica pretensiosa com baixo orçamento.

O resultado não podia ser outro. A prometida primeira produção nacional da Netflix só não foi solenemente ignorada pelas redes sociais porque virou motivo de piada.

Não passou despercebido, por exemplo, o figurino dos habitantes do Continente, que foi comparado às fantasias de escola de samba de Joãozinho 30 no desfile do lixo ao luxo.

Para realçar a pobreza de alguns personagens, usaram algo parecido com piche em suas bochechas. Ninguém entendeu muito bem a roupa futurista de Ezequiel e o visual da torturadora sádica que não descuida do batom vermelho.

Projeto promissor

A nova atração da Netflix foi concebida a partir de um projeto que tinha tudo para ser promissor. Começou com três episódios pilotos de uma websérie no canal YouTube, em 2009. Segundo a plataforma de streaming, a decisão de comprar a série foi tomada após uma mobilização dos fãs.

Sensibilizada pela corrente dos fãs, a plataforma procurou a produtora Boutique Filmes e fechou um contrato.

Dessa forma, 3% foi incorporada ao cardápio da Netflix. Perdeu-se infelizmente uma chance preciosa de apresentar alguma novidade brasileira nesse mundo novidadeiro do realismo distópico.

A atração consegue a façanha de ser pior que a mal ajambrada Supermax, da Globo Play. Algumas séries começam e terminam bem, enquanto outras começam mal nos primeiros episódios, mas evoluem nos seguintes.

3% é ruim do começo ao fim, sem concessões.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;