Internacional Titulo
Quirguistao serve de base para atos terroristas
Do Diário do Grande ABC
25/08/1999 | 19:52
Compartilhar notícia


Entre 250 e 300 guerrilheiros muçulmanos procedentes do Tadjiquistao, Afeganistao e dos países árabes tentam utilizar o Quirguistao como base de operaçoes para atentados terroristas, declarou nesta quarta-feira o presidente quirguiz, Askar Akaiev, numa entrevista coletiva.

Nesta terça-feira, as tropas quirguizes iniciaram a expulsao dos rebeldes islâmicos no sul do Quirguistao. Trinta deles seqüestraram na véspera quatro geológos japoneses, seu guia e dois militares quirguizes, um deles oficial.

``Estes terroristas internacionais' querem controlar o vale do Fergana, que se estende do sudoeste do Quirguistao e do vizinho Tadjiquistao, para levar a cabo ataques contra os regimes do Uzbequistao, Tadjiquistao e Quirguistao, agregou.

Vinte guerrilheiros islâmicos perderam a vida nos combates dos dois últimos dias no sudoeste do país, informou uma fonte do Ministério da Defesa.

A mesma fonte informou que os rebeldes estao controlando os povos Korgoi, Kara-Bakh e Dara, deixando claro que a zona de combate é extensa.

O presidente quirguiz advertiu que as forças de segurança farao tudo o que for possível para conseguir a libertaçao dos reféns.

Os rebeldes sao dirigidos pelo chefe de guerra Djuma Namangani, de 35 anos, cujo verdadeiro nome é Djumaboi Jotdjiev, que combateu no Afeganistao nas fileiras dos talibas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;