Eleições 2016 Titulo Último confronto
Donisete cita Leonel e Atila fala em escândalo da merenda
Por Junior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
28/10/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Reprodução


Em último confronto entre os candidatos à Prefeitura de Mauá antes da eleição de domingo, o atual chefe do Executivo e postulante à reeleição, Donisete Braga (PT), e o deputado estadual Atila Jacomussi (PSB) trocaram várias acusações durante debate transmitido ao vivo ontem pelo portal de notícias G1.

A três dias do segundo turno, a dupla esquentou o diálogo. Donisete preferiu focar o debate na aliança de Atila com a família do ex-prefeito Leonel Damo (PMDB) – a vice do socialista é mulher do peemedebista, Alaíde Damo (PMDB) –, enquanto que o deputado enfatizou as denúncias de superfaturamento de merenda escolar na gestão do petista. O Diário revelou em julho que o governo Donisete aceitou pagar preço quase 100% maior do que o praticado no mercado pela almôndega destinada à alimentação dos alunos.

O primeiro bloco começou ameno, com perguntas e respostas referentes a temas previamente definidos e que dizem respeito ao dia a dia do município. A primeira farpa foi trocada logo de cara. Ao se defender das críticas de Atila de que o aterro sanitário da cidade recebe resíduos de outros municípios da região, Donisete respondeu que o local existe desde a gestão de Leonel, o “marido da vice de Atila”.

Na réplica, o socialista sugeriu que Donisete lucra com o aterro porque “é sócio” do empresário Beto Peralta, dono de companhia responsável pela coleta de lixo na cidade.

O escândalo da merenda em Mauá entrou em discussão no segundo bloco, quando Atila pediu explicações a Donisete pelo fato de o município pagar, pelo mesmo produto, valor maior do que o desembolsado por outras cidades. O atual prefeito se esquivou, alegando que o tema é “pegadinha de Atila com o jornal da região (Diário)”. “Quem tiver acesso à internet, procure no Google quanto custa o quilo da almôndega”, desconversou Donisete, que completou citando a passagem de Atila por seu governo – foi superintendente da Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá) em 2013.

“Peço desculpas à população por ter indicado o Atila como superintendente da Sama e ele ter tido suas contas rejeitadas por conta das ligações irregulares”, atacou, em referência à análise desfavorável do TCE (Tribunal de Contas do Estado) ao balanço financeiro da autarquia sob a gestão do socialista. Na verdade, a Corte não levou em consideração o processo movido pelo Ministério Público contra Atila por improbidade administrativa, responsabilizando o socialista por autorizar ligações clandestinas de água.

Ambos nervosos, Atila e Donisete seguiram com provocações durante todo o confronto (de uma hora), acusando um ao outro de mentir ao eleitor. O chefe do Executivo insistiu na união entre o socialista e o clã Damo. “Por que você esconde a sua vice (Alaíde)?”, questionou o petista. “Eu valorizo a mulher e dona de casa, enquanto você faz comentários machistas contra ela”, retrucou Atila. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;