Memória Titulo Piquery
Piquery, o campeão da pizza e da bocha
Por Ademir Medici
26/10/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


 O Grêmio Dramático Recreativo Piquery, que conquistou, no sábado, o Campeonato Paulista de bocha mundial em disputa com o Clube Bochófilo de Santo André, tem uma história quase centenária. Sua fundação é visível no distintivo alviverde triangular: 1º de maio de 1920. E o ‘Dramático’ do nome refere-se às peças teatrais que recebia nos primeiros anos da sua história.

A bocha é algo mais recente. Data da virada da década de 1960 para 1970. Hoje é o esporte mais forte do Piquery, sustentado por uma bela pizzaria.

“É uma delícia jogar no Piquery, com aquelas pizzas”, nos contou Norberto Nicoletti, do Meninos FC, que acompanhou a final de sábado no clube Transmissão, em Vila Vivaldi.

“Piquery é pizza e bocha”, resume Leandro Ramon Oliveros, o Leandrinho, 29 anos, um dos craques do Piquery.

“Dentro de um dos mais tradicionais clubes de bocha da cidade, o GDR Piquery, funciona uma das mais secretas pizzarias de São Paulo. As mesas foram montadas ao lado das duas canchas de bocha do clube”, arremata o jornalista Marcelo Duarte, autor da série de livros Você é Curioso?

 

CAROL, VICE-MUNDIAL

O Piquery tem também uma torcida apaixonada. Uma jovem morena acompanhou a delegação, dirigindo seu próprio carro da Zona Oeste de São Paulo até São Bernardo. No braço, tatuada, toda a paixão pelo esporte da pelota: “Amo a bocha!’

A moça vibrava à beira das canchas. Estimulava os atletas a se concentrarem. Chamava cada um pelo nome. Passava instruções. Seu nome: Ana Caroline Martins, a Carol. Simplesmente vice-campeã mundial individual pelo Palmeiras, em 2015, numa final disputada em Roma, onde a bocha tem muitos adeptos. O título ficou com a italiana Elisa Luccarini.

Carol é uma das atletas do Piquery que colaboram com a pizzaria. Mesmo as estrelas da bocha colocam a mão na massa, fazendo pizza e servindo nas mesas. Dali sai a fatia maior da receita financeira do clube.

Reparem na foto coletiva. São todos jovens aqueles atletas. Somente eles para adiarem o sonho do Bochófilo de chegar ao título estadual.

 

AMANHÃ EM MEMÓRIA

Nelson, do Bochófilo: a alegria comedida da vitória individual, a tristeza no fim.

 

Diário há 30 anos
Domingo, 26 de outubro de 1986 – ano 29, edição 6274

Manchete – Indústria deve crescer 15% este ano (1986)

Economia – Salários x inflação, problema também na Era Cruzado. Reportagem: Elianete Simões.

Grande ABC – Maioria dos cemitérios está com capacidade esgotada. As exceções são Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Santo André – Propostas isoladas ameaçam zoneamento; ao todo, transitam 17 projetos na Câmara Municipal. Reportagem: Denise Caboclo.

 

Em 26 de outubro de...

1916 – Prefeito Saladino sanciona a lei número 196, que regula o comércio de carnes verdes que forem abatidas fora do Município de São Bernardo.

A guerra. Do noticiário do Estadão: vitória dos franceses em Verdun.

1976 – Pintor Di Cavalcanti morre no Rio de Janeiro.

 

Hoje

Dia do Trabalhador da Construção Civil

Dia Nacional da Juventude

Dia Internacional da Cruz Vermelha

 

Município Paulista

Cândido Motta. Criado em 1923, quando se separa de Assis. O nome homenageia antigo secretário da Agricultura do Estado.

 

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 26 de outubro:

No Mato Grosso, Alto Araguaia e Poxoréo.

Na Bahia, Barra da Estiva, Brejões e Santa Inês.

No Paraná, Curiúva, Quatiguá e Verê.

No Maranhão, Icatu e Lago do Junco.

No Pará, Igarapé-Açu.

Em Pernambuco, Salgadinho.

 

Santos do Dia
Evaristo. Foi papa na virada do século 1 para o 2. Quarto sucessor de Pedro.

Boaventura de Potenza

Flório

Damião de Finaro




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;