Cíntia Bortotto Titulo Carreira
Fim de ano é a hora dos temporários
Cíntia Bortotto
24/10/2016 | 07:30
Compartilhar notícia


Costumeiramente, o fim do ano traz muitas oportunidades de trabalho para quem está buscando nova chance. O mercado de vagas temporárias está bem aquecido e atinge patamares de 2006. Esta é ótima oportunidade tanto para quem está sem emprego e procura conseguir renda extra no fim do ano, quanto para quem procura a chance de vaga efetiva.

Para encontrar as melhores oportunidades, é importante avaliar bem o mercado em que você atua. No caso da indústria, por exemplo, é possível encontrar boas vagas nas áreas que variam conforme esta sazonalidade, como, por exemplo, a indústria de sorvetes, de bens de consumo como produtos de limpeza e outras que acabam fazendo as contratações diretamente para a linha de produção.

No caso do comércio, de maneira geral, ele fica todo mais aquecido. É possível conseguir boas vagas em lojas no shopping, em especial em lojas de brinquedo, mas há ofertas em todos os segmentos.

Em geral, quem contrata quer ver muita energia, muita garra. Queremos ver que as pessoas precisam do emprego e que vão aproveitar a chance para mostrar que querem ser efetivadas. Mais que experiência, é preciso alguém que chegue para mostrar sua persistência e vontade em três meses. Essas são atitudes importantes para você ressaltar, e procurar desempenhar acima da média para mostrar que pode ser efetivado no futuro.

Chances - Lógico que no mercado não temos muitas oportunidades efetivas porque estamos num período mais recessivo. Ter consciência disso ajuda você a não se frustrar, pois pode ser que você não seja efetivado, mas não porque você não é bom. Sua dispensa pode só querer dizer que a empresa não tem a oportunidade para se contratar agora.

Mas eu acredito que sempre tem uma chance, alguém pode ter saído ou tirado licença, e você pode ter contrato renovado. Prática do mercado é aproveitar os melhores temporários para substituir efetivos que não vêm com bom desempenho. Ela vê alguém com comportamento e desempenho melhores e pensa em desligar alguém que não vem com a mesma vontade e o mesmo resultado sendo construído junto à empresa.

Dica interessante é mostrar o trabalho que você está fazendo. Quando encontrar o gestor, conte a ele, em números, sobre seu resultado. Ele é quem pode tomar a decisão de te contatar. Fazer um pouco o marketing do seu trabalho, sem ser pedante ou arrogante, e com humildade, pode ser de grande ajuda.

Fora isso, o mercado tem algumas áreas como, por exemplo, TI (Tecnologia da Informação), que sempre tem oportunidades, além das vagas temporárias. Mostre que quer trabalhar, que está atualizado. Isso conta muito para quem contrata: ver que as pessoas cuidam da carreira delas, independentemente da empresa e da situação em que se encontram.

Siga confiante e boa sorte! 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;