Fechar
Publicidade

Turismo

Publicado em quarta-feira, 19 de outubro de 2016 às 20:12 Histórico

Noruega é tudo

 A aurora boreal é um fenômeno ímpar. Comum nas regiões polares, é resultado da interação de partículas carregadas de energia provenientes do vento solar com a camada magnética da Terra, o que ocasiona verdadeira obra de arte no céu, capaz de dar inveja ao mais virtuose dos pintores. É um dos lugares do planeta onde pode-se ver essa maravilha de camarote, principalmente entre novembro e março, é na Noruega, país nórdico da Europa, que fica na Península da Escandinávia. Além de belíssimo e ter o melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do mundo, é lá onde está o verdadeiro bacalhau.

Quer mais? O destino é boa opção para fugir do calor que deve tomar o Brasil nos próximos meses, já que além da paisagem coberta por gelo, oferece diversas opções para se refrescar como hotéis de gelo – à exemplo o Sorrisniva Igloo Hotel, localizado a 20 quilômetros da cidade de Alta, no Norte da Noruega, que começa sua temporada deste ano no dia 19 de dezembro e permanece aberto até 2 de abril de 2017 – e bares gelados. Há até um festival de música, em que todos os instrumentos são feitos de gelo, o Ice Music Festival, programado para 9 a 11 de fevereiro.

Sem contar com seus famosos fiordes, formados pelos recuos das geleiras, as florestas e praias, os suntuosos rios e cachoeiras, assim como os 21 parques nacionais contribuem para deixar os cenários noruegueses entre os mais impressionantes do mundo. O que não falta, portanto, é opção para se apaixonar e querer nunca mais ir embora da Noruega. Duvida? Confira e tire suas conclusões.

IGUARIA. Maior importador de bacalhau do mundo, a Noruega é o principal destino do cardume deste peixe quando chega à fase adulta, mais especificamente no arquipélago de Lofoten. É lá onde o turista pode fazer diversos passeios para ter contato com a cultura marítima local e, depois, degustar essa maravilha da gastronomia nórdica.

NA ONDA. Para os apaixonados pelo surfe, o frio não impede de aproveitar as praias da Noruega. É que no arquipélago de Lofoten, além de andar de caiaque e pescar bacalhau, também é possível descobrir trechos ideais para os surfistas. Por lá, é comum também a caminhada na montanha, esqui, rafting marítimo e mergulho. Aventura, portanto, não vai faltar.

SONHO. Você já imaginou um cenário de conto de fadas quando criança? Pois bem. Ele existe e fica nos fiordes noruegueses, margeados por estradas repletas de casinhas vermelhas construídas em pequenas cidades ou vilarejos do país.

BEM-VINDOS. No www.visitnorway.com.br é possível tomar consciência de que quem se ‘arriscar’ a conhecer as estradas da Noruega em cima de uma bicicleta não vai se arrepender. Como no país existe o selo Cyclists Welcome (ciclistas bem-vindos), a prática é extremamente valorizada por lá e, por isso, existem diversas rotas sinalizadas em variados níveis de dificuldade. É só escolher a sua.



Veja Também

Tags


Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Diário do Grande ABC