Setecidades Titulo Webdesign e inglês
Ong oferece cursos profissionalizantes para moradores de rua
Por Isabela Treza
Especial para o Diário OnLine
19/10/2016 | 16:55
Compartilhar notícia
Arquivo pessoal/ ONG Mãos que Abençoam


 Pensando não apenas no bem estar físico de moradores de rua, mas também na capacitação profissional deles, a ONG Mãos que Abençoam, do bairro Barcelona, em São Caetano, lançou em março o programa que disponibiliza cursos profissionalizantes de webdesign e inglês para a população nesta situação.

O Grande ABC possui ao menos 302 pessoas em situação de rua, de acordo com levantamento realizado pelo Diário em março. O ensino dos cursos fica por conta do fundador do programa, Pastor Giovani Cirilo, que ensina webdesign por sua formação, e da voluntária Vivian Mello, que instrui no curso de inglês.

A ideia da profissionalização surgiu devido à ociosidade dos moradores na ONG, pois a instituição também conta com um projeto que oferece corte de cabelo, banho e almoço. “A experiência é ímpar, pois eles ficaram empolgados e se sentiram importantes. Dois deles disseram: vou me aprofundar mais nesse assunto”, conta Cirilo.

Aproximadamente 20 pessoas em situação de rua participaram do curso oferecido no período da noite, em março.O fundador relata que o pouco que possuem decidem compartilhar com os “irmãos” em situação de rua, “Me sinto realizado em ser relevante na vida dessas pessoas”.

Vivian Mello é voluntária na ONG, aproximadamente, dois anos e considera a proposta dos cursos profissionalizantes ainda em desenvolvimento, apesar disso, ela acredita que o trabalho seja emergencial e fundamental para os atendidos. “Por ser um projeto de médio e longo prazo, alguns assistidos que passaram por nossas casas de recuperação já retornaram às suas famílias e atividades, para nós isso é de extrema significação e ficamos muito felizes”, reconhece a voluntária.

Já Humberto Fonseca contribui na ONG há apenas 8 meses e não acompanhou os cursos oferecidos no começo do ano, porém, com as atuais atividades da instituição o colaborador conta que se sente um ser humano melhor. “Uma experiência que me marcou foi ver um ex-morador de rua trabalhando na ONG, restaurado e liberto dos vícios, fazendo tudo com excelência. Creio que há uma saída para aqueles que desejam uma vida melhor”, finaliza Fonseca.

Atualmente o estabelecimento passa por reformas para melhor atender aos moradores, porém, o fundador ressalta que existe a pretensão de dar continuidade com o projeto o quanto antes e, inclusive, aumentar a grade de cursos. Para isso, a instituição aguarda a entrada de recurso por meio de doações.

Para participar ou colaborar como voluntário basta ir à ONG às segundas-feiras, a partir das 9h no período do banho e almoço solidário e se cadastrar. O endereço é Rua Nazaret, 1296, bairro Barcelona, São Caetano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;