Economia Titulo Greve
Reunião avança, mas será concluída hoje

Fenaban apresentou propostas de dois anos, mas sem entrar em detalhes dos reajustes

Vinícius Claro
Especial para o Diário
28/09/2016 | 15:18
Compartilhar notícia


Após três semanas de greve dos bancários, as negociações entre os representantes da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) e o Comando Nacional dos Bancários  avançaram. A Fenaban apresentou uma proposta que vigoraria por dois, mas sem entrar em detalhes de reajuste ou quais ganhos a categoria terá. 

Os detalhes serão tratados hoje, em nova reunião, a partir das 15 horas. De manhã, a diretoria da Fenaban vai consultar os bancos para definir as mudanças propostas.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários do ABC, Belmiro Moreira, a categoria só discutirá a proposta se nesse período de dois anos, os funcionários tiverem ganhos. 

Apesar da indefinição, Moreira faz um balanço positivo da reunião. “A reunião é positiva porque reabre o diálogo e apostamos que nesse diálogo há sinal que apresentem conquistas aos bancários.”

A greve dos bancários, que teve início no dia 6 de setembro, completou três semanas e afeta ainda todo o território nacional. 

Ainda segundo Belmiro, é garantido que a paralisação se estenderá até quinta-feira. Caso o Comando aceite a proposta amanhã, na quinta é preciso passar por aprovação em assembleia. “A greve continua, mais forte ainda, mesmo porque ainda não temos nenhuma garantia de salário, de avanços sociais”

Segundo o último balanço da Contraf (Confeferação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), cerca de 14 mil agências permanecem fechadas. Na região são 389 agências fechadas e 6.570 bancários em greve.

Na segunda-feira (26), os bancários da região realizaram uma plenária organizativa, onde votaram pela continuidade da greve, sem previsão para o fim. 

(Colaborou Paula Oliveira) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;