Diarinho Titulo
'Grilo' grava CD e luta contra pirataria
Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
04/01/2009 | 10:42
Compartilhar notícia
Divulgação


Sete anos depois de estrear no cinema, o brasileiro Grilo Feliz está de volta na animação O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes, que estreia na sexta-feira (dia 9). Desta vez, ele grava um CD, luta contra o trabalho infantil e se junta a um grupo de sapos para combater a pirataria.

Enquanto Grilo continua compondo e cantando, seus amigos, o besouro Bituquinho e o gafanhoto Rafael, brincam nas dunas de areia e encontram fósseis de insetos gigantes. Eles contam sobre isso ao professor Verdugo, um bicho-pau que trama algo terrível.

Do outro lado da floresta, o grupo de rap formado pelos sapos Netão, Sinistro e Caradura procura uma nova cantora. Depois de várias tentativas com pererecas desafinadas, descobrem a doce Pétala, que canta a música Amor Maior, do Jota Quest, com o Grilo.

Os sapos a sequestram e a obrigam a participar do seu grupo. Enquanto Grilo chora a ausência de Pétala, a louva-a-deus Trambika obriga as crianças de rua a trabalharem em troca de um pirulito falso. Cansadas disso, muitas fogem e vão aprender música com o Grilo.

Numa visita à cidade, o inseto cantor descobre que suas músicas foram pirateadas, ou seja, gravadas sem sua permissão e vendidas em camelôs. Os sapos também estão sendo enganados e se unem ao Grilo para encontrar o responsável por tudo.

DESENHO EM FAMÍLIA - A direção da animação foi dividida entre Walbercy e Rafael Ribas, pai e filho. "Morava numa fazenda e desenhava todos os bichos. Quando cresci, um vizinho viu meus rabiscos, gostou e me levou para a produtora em que trabalhava. Isso já faz 49 anos", conta Walbercy.

A ideia de criar o Grilo é resultado das lembranças da infância. "Como sempre gostei de natureza, resolvi inventar uma família de personagens insetos. Afinal, temos a Amazônia bem pertinho de nós."

QUE BICHO É?

FELIZ E PÉTALA são músicos que levam alegria a todos os cantos da floresta. Na vida real, o grilo também ‘canta'. Mas só o macho produz sons, provocados pelo atrito dos pelos para atrair a fêmea. Esse inseto possui longa antena e órgãos auditivos nas asas. Diz-se que quem acha um grilo cantando não deve espantá-lo, porque traz sorte.

TRAMBIKA é a fêmea do louva-a-deus que ilude as crianças para trabalharem. O inseto tem esse nome porque fica com as patas paradas como se estivesse rezando. É verde ou marrom, tem cabeça triangular e cerca de 5 cm de comprimento. É carnívoro e se alimenta de outros insetos, principalmente moscas. A caça é feita de emboscada, facilitada pela capacidade de se camuflar (confundir-se com a natureza). Voa rápido.

RAFAEL é um gafanhoto esperto que adora esportes. Na natureza, esse inseto possui um par de pequenas antenas e emite som ao esfregar as patas traseiras, que são longas e fortes, permitindo que salte grandes distâncias. É solitário, mas forma grupos para atacar plantações. Alimenta-se de folhas.

BITUQUINHO é um simpático besouro, sempre envolvido com uma nova invenção. Esse inseto pertence à ordem dos coleópteros, cujos integrantes têm o corpo coberto por casca dura. Seus representantes mais conhecidos são joaninha e vaga-lume. A mais curiosa é o escaravelho, ou rola-bosta, que rola uma bola de cocô de bicho, que fica maior que ele. Depois, enterra-a num buraco para se alimentar dela.

NETÃO é o sapo líder do grupo de rap, que sonha com o sucesso. É anfíbio e, a maioria, vive próximo a uma fonte de água. Difere da rã pelas membranas dos dedos pouco desenvolvidas e a pele mais seca e rugosa. Captura a presa lançando para fora a língua longa e pegajosa. Seu prato predileto? Insetos!

OPINIÃO DE QUEM JÁ VIU - As irmãs Ana Beatriz, 9 anos, e Grace Kelly Santos, 11, de São Bernardo, sabem bem como é difícil fazer animação. Já participaram da produção de dois desenhos que foram inscritos no Anima Mundi. A convite do Diarinho, assistiram ao filme O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes e adoraram. "É bem legal. Não perde para nenhuma animação estrangeira. Além disso, é interessante ouvir música brasileira no cinema", diz Grace. Beatriz completa: "Adorei os personagens. A Pétala é linda, e os sapos muito engraçados."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;