Cultura & Lazer Titulo
Pictogramas: sem comentários
Por Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
17/03/2007 | 18:58
Compartilhar notícia


Nada poderia ser mais impessoal e sem graça para um artista que os pictogramas (aqueles bonequinhos presos nas portas dos banheiros para indicar os sexos masculino e feminino). Entretanto, o designer gráfico Daniel Motta conseguiu a proeza de transformar essas figuras em divertidas representações de grupos de rock e artistas do universo pop.

O resultado pode ser conferido na exposição Poptogramas, em cartaz na estação Capão Redondo do metrô de São Paulo. São 20 desenhos de 6,6 cm de largura por 9,6 cm de altura, figuras que traduzem para a linguagem das artes gráficas os nomes de artistas consagrados como Jackson Five, Joy Division, Ramones e Flaming Lips. Os desenhos foram extraídos do livro homônimo à exposição, lançado por Motta em 2005. Além de esteticamente interessantes, os pictogramas instigam a imaginação do leitor a descobrir quem são os artistas desenhados. “Sempre quis fazer um trabalho com as bandas que eu gostava, mas não sabia como. Pensei nos pictogramas para dar uma unidade a eles. Achei que ficaria bem engraçado porque são desenhos sérios”, explica o artista.

Inicialmente, Motta buscou inspiração em seus grupos de rock favoritos. Depois, resolveu abranger outras vertentes musicais. “O pictograma do Audioslave ficou divertido para caramba. O do Hole (grupo de Courtney Love, viúva do cantor Kurt Cobain) é um furo no livro. É difícil achar um livro no Brasil que tenha essa intervenção”, afirma o designer, que criou um site para divulgar suas produções. A exposição deve ser levada a outros espaços, como a estação Paraíso do metrô, em abril.

www.poptogramas.com.br




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;