Atego 3030 8x2 é o semipesado da Mercedes-Benz que tem segundo eixo dianteiro direcional
Mais com menos. Esta máxima nunca foi tão utilizada como nos dias atuais. Seja no âmbito financeiro, no comportamento pessoal ou mesmo em produtos e atividades, cada vez mais é necessário otimizar ações a fim de obter satisfação em resultados.
Nos veículos, claro, isso não é diferente – vide o downsizing (motores menores, porém mais eficientes). Não, o Atego 3030 que você confere aqui não diminuiu a litragem do motor (MB OM 926 LA, de 7,2 litros) tampouco reduziu suas medidas para aumento de capacidade de carga. Lançado no mercado em meados de julho, o semipesado tem como principal destaque o segundo eixo dianteiro direcional – o primeiro da marca da estrela de três pontas. Entre ambos, a distância é de 2,35 metros.
“A grande vantagem é a possibilidade de transportar 6.000 quilos extras (estendendo para 29 toneladas, ou 30 em peso técnico) num mesmo veículo”, explica Corrado Cipolla, engenheiro de marketing produto caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. O chassi (que, aliás, teve aumento da bitola) tem novo quadro, que assegura mais flexibilidade para receber todo tipo de implemento. O executivo explica que os mais utilizados são carga seca e baú (como o modelo das fotos).
O Diário deu uma volta a bordo do Atego 3030, cuja cabine (leito e teto alto) prova que comodidade e conforto podem andar juntos. Tem cama, banco do motorista com ajuste pneumático, sistema de som, ar-condicionado, vidros elétricos e 1,90 metro de altura. Alguns equipamentos são opcionais.
Com essa mesma cara há, praticamente, dois anos, o Atego – que tem suspensão traseira redimensionada e placa de desgaste removível (o que amplia a vida útil), – tem faróis de neblina (a versão 3026 não tem, o que aumenta o ângulo de entrada) e protetores de degraus acoplados às portas, a fim de gerar mais segurança para o profissional.
O trem de força do veículo gera 286 cv, tem seis cilindros em linha e 127 mkgf de torque entre 1.100 rpm e 1.200 giros. Seu bom desempenho permite 120 km/h de velocidade máxima, aponta a marca. Em relação à transmissão automatizada, suavidade é a palavra. Ao longo do trajeto, nada de ruídos ou trancos durante as trocas das 12 marchas. Para João Moita, técnico de demonstração da Mercedes-Benz, “a condução é completamente linear e extremamente precisa, inclusive durante retomadas de velocidade.”
Para economizar combustível e, também, evitar desgaste do motorista, há diversas tecnologias. Uma delas, por exemplo, é o Top Brake que, a grosso modo, “segura o motor para extinguir a necessidade de uso do pedal de freio”, explica Moita. Sem contar o engate automático da banguela (Neutro) em trechos de declive.
Se você ficou curioso para saber os valores, lá vão. A Mercedes-Benz pede R$ 302.152,33 pela configuração avaliada (Atego 3030 8x2 Aut. Leito Teto Alto). Já o modelo base, 8x2, custa R$ 272.387,98.
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