Automóveis Titulo Teste
Vantagem mecânica

Atego 3030 8x2 é o semipesado da Mercedes-Benz que tem segundo eixo dianteiro direcional

Por Vagner Aquino
23/09/2016 | 13:46
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


Mais com menos. Esta máxima nunca foi tão utilizada como nos dias atuais. Seja no âmbito financeiro, no comportamento pessoal ou mesmo em produtos e atividades, cada vez mais é necessário otimizar ações a fim de obter satisfação em resultados.

Nos veículos, claro, isso não é diferente – vide o downsizing (motores menores, porém mais eficientes). Não, o Atego 3030 que você confere aqui não diminuiu a litragem do motor (MB OM 926 LA, de 7,2 litros) tampouco reduziu suas medidas para aumento de capacidade de carga. Lançado no mercado em meados de julho, o semipesado tem como principal destaque o segundo eixo dianteiro direcional – o primeiro da marca da estrela de três pontas. Entre ambos, a distância é de 2,35 metros.

“A grande vantagem é a possibilidade de transportar 6.000 quilos extras (estendendo para 29 toneladas, ou 30 em peso técnico) num mesmo veículo”, explica Corrado Cipolla, engenheiro de marketing produto caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. O chassi (que, aliás, teve aumento da bitola) tem novo quadro, que assegura mais flexibilidade para receber todo tipo de implemento. O executivo explica que os mais utilizados são carga seca e baú (como o modelo das fotos).

O Diário deu uma volta a bordo do Atego 3030, cuja cabine (leito e teto alto) prova que comodidade e conforto podem andar juntos. Tem cama, banco do motorista com ajuste pneumático, sistema de som, ar-condicionado, vidros elétricos e 1,90 metro de altura. Alguns equipamentos são opcionais.

Com essa mesma cara há, praticamente, dois anos, o Atego – que tem suspensão traseira redimensionada e placa de desgaste removível (o que amplia a vida útil), – tem faróis de neblina (a versão 3026 não tem, o que aumenta o ângulo de entrada) e protetores de degraus acoplados às portas, a fim de gerar mais segurança para o profissional.

O trem de força do veículo gera 286 cv, tem seis cilindros em linha e 127 mkgf de torque entre 1.100 rpm e 1.200 giros. Seu bom desempenho permite 120 km/h de velocidade máxima, aponta a marca. Em relação à transmissão automatizada, suavidade é a palavra. Ao longo do trajeto, nada de ruídos ou trancos durante as trocas das 12 marchas. Para João Moita, técnico de demonstração da Mercedes-Benz, “a condução é completamente linear e extremamente precisa, inclusive durante retomadas de velocidade.”

Para economizar combustível e, também, evitar desgaste do motorista, há diversas tecnologias. Uma delas, por exemplo, é o Top Brake que, a grosso modo, “segura o motor para extinguir a necessidade de uso do pedal de freio”, explica Moita. Sem contar o engate automático da banguela (Neutro) em trechos de declive.

Se você ficou curioso para saber os valores, lá vão. A Mercedes-Benz pede R$ 302.152,33 pela configuração avaliada (Atego 3030 8x2 Aut. Leito Teto Alto). Já o modelo base, 8x2, custa R$ 272.387,98.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;