Economia Titulo Sem acordo
Paralisação dos bancários entra hoje no 13º dia útil
Paula Oliveira
Especial para o Diário
23/09/2016 | 07:26
Compartilhar notícia


A greve nacional dos bancários, que teve início no dia 6 de setembro, já é a maior da história por conta do número de adesões. Quanto à duração do movimento, a paralisação deste ano, que entra hoje no 13º dia útil, sendo 18 dias corridos, está se igualando aos dois anos anteriores.

“Nos anos passado e retrasado tivemos mais de 20 dias de paralisação, então, ainda estamos dentro do padrão. Agora estamos mais fortes pela situação econômica de crise, e não vamos admitir proposta abaixo da inflação”, explica o presidente do Sindicato dos Bancários do ABC, Belmiro Moreira.

Com a passeata dos bancários do Grande ABC, que aconteceu na quarta-feira em Santo André, o sindicato movimentou os trabalhadores da categoria para estarem presentes ontem no Dia da Paralisação Nacional contra a retirada de direitos, rumo à greve geral. O movimento da categoria aconteceu na Av. Paulista, em frente ao Masp (Museu de Arte de São Paulo). A manifestação vai contra a reforma da Previdência e a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 241, que congela os investimentos sociais pelo poder público, em especial nas áreas de Saúde e Educação por 20 anos, além de outras propostas, como a ampliação da terceirização.

“A greve continua do mesmo jeito em todo o território nacional, mas estamos sempre reforçando a nossa luta. Vamos sempre defender a democracia e não permitir retrocessos”, enfatiza Moreira.

DIFICULDADES - Durante a cobertura da greve bancária, o Diário ouviu história de diversos clientes que estão com problemas e precisam esperar os serviços bancários retornarem, mesmo sem data prevista para isso acontecer. Entre elas está o caso da funcionária pública andreense Sandra Costa, 49. “Perdi meu cartão e, por conta da greve, não tenho como pedir outro, tenho que aguardar.” Entre as maiores queixas estão a dificuldade para sacar o FGTS, o recebimento de verbas de causas ganhas na Justiça, o pedido de nova senha e desbloqueio de cartão.

A Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) lembra que caixas eletrônicos, internet banking, lotéricas, supermercados e Correios podem ser utilizados para agendamento e pagamento de contas, saques, depósitos e transferências.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;