Eleições 2016 Titulo Ligado ao departamento de trânsito
Funcionário da Prefeitura de Diadema é flagrado retirando placas eleitorais
Por Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
21/09/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/Reprodução de vídeo


Funcionário do departamento de trânsito da Prefeitura de Diadema foi flagrado na madrugada de ontem utilizando carro oficial da administração para retirar placa eleitoral fixada em residência no Centro.

O ato foi registrado pela câmera de um munícipe, às 2h13, na Rua dos Rubis, região central da cidade, na altura do número 179. O vídeo, de 43 segundos, mostra exato momento em que uma pessoa para um veículo, desce do carro e, com um auxílio de um cabo, retira a placa publicitária. Não é possível ver de quem é o material de campanha.

As imagens foram amplamente divulgadas nas redes sociais pelo grupo de campanha do candidato a prefeito Vaguinho do Conselho (PRB).

A administração admitiu que a pessoa no vídeo é funcionário público e que afastou o servidor, que não teve identidade revelada. A oposição ao prefeito Lauro Michels (PV) quer enquadrar o caso com crime de utilização indevida de bem público.

Nas imagens captadas fica evidente a identificação de um carro do departamento de trânsito, setor que pertence à Secretaria de Transportes, sob gestão de José Carlos Gonçalves (PPS). O popular-socialista está em férias desde o dia 15 de agosto para se dedicar à campanha de reeleição de Lauro. A Pasta vem sendo gerida por Lázaro de Lima Freire.

Sem apresentar acusação formal nem mesmo confirmar se o material é de propaganda de seu grupo político, Vaguinho afirmou que pediu auxílio ao departamento jurídico de sua campanha para questionar o ato. “Precisamos saber qual posição jurídica podemos tomar. Inclusive a questão do funcionário, que, durante horário de serviço, desceu do carro para retirar a placa. Isso não é função dele. Vamos decidir o que fazer, até mesmo um requerimento (na Câmara) para que se possa abrir processo administrativa e apurar quem é o funcionário. Felizmente foi gravado desta vez, mas isso vem acontecendo há bastante tempo. É uma prática do atual governo, que não respeita o trabalho das outras pessoas”, disse Vaguinho.

Por nota, a Prefeitura de Diadema informou que “repudia veementemente todo e qualquer ato que possa comprometer o processo eleitoral transparente e democrático”. Destacou ter “ acionado as áreas responsáveis e já abriu sindicância para apurar a responsabilidade e aplicar o que determina seu regimento”. Salientou que “o funcionário que está na gravação foi afastado temporariamente de suas atividades para melhor apuração e para o bem do serviço público”, ressaltando “se comprometer em dar total transparência ao processo”.

A assessoria de campanha de Lauro esclareceu que o assunto está ligado à administração e que ele está afastado da função de prefeito. Reforçou que o caso deve ser apurado e as possíveis punições, tomadas pelos responsáveis em exercício. A prefeita interina é Silvana Guarnieri (PSB). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;