Cultura & Lazer Titulo
Uma vila para Felini
Por Adriana Feder
Especial para o Diário
07/08/2010 | 07:02
Compartilhar notícia


Cinema e literatura da Itália ganham espaço, neste mês, em São Caetano. A Villa della Cultura, ‘instalada' no Museu Histórico Muncipal, oferece de hoje até dia 29 uma programação especial, com destaque para a mostra de filmes de Federico Fellini (1920-1933).

Esta é, na verdade, uma das atrações da 18ª Festa Italiana da cidade. Enquanto o evento em frente à Igreja Matriz traz a gastronomia e a música do país da bota - de onde vieram os fundadores de São Caetano -, a Villa della Cultura ocupa o museu, no mesmo bairro Fundação.

Um espaço literário disponibiliza livros de autores e temas da cultura italiana. A intenção é criar uma área de leitura no local, com direito a café. As obras são do acervo das bibliotecas municipais - não serão feitos empréstimos de livros. Entre os mais de 40 títulos estão A Ilha do Dia Anterior, de Umberto Eco, Dicionário dos Sobrenomes Italianos, de Ciro Mioranza, e O Príncipe, de Nicolau Maquiavel.

Aos domingos, a partir das 18h30, as luzes se apagam, e a Villa é toda de Fellini. A mostra (veja programação abaixo) traz quatro clássicos do diretor italiano: A Estrada da Vida (1954), Os Boas-Vidas (1953), 8 e Meio (1963) e A Doce Vida (1960). Este último é considerado a obra-prima de Fellini e também um dos maiores filmes da história do cinema, com Marcello Mastroianni como protagonista. Os ingressos, que são gratuitos, serão distribuídos com uma hora de antecedência. O local vai ganhar decoração de cinema de época.

Os visitantes da Villa poderão também entrar em um carro antigo feito de madeira, montado em uma das salas do museu, e ‘viajar' através de um vídeo com imagens e animações sobre importantes acontecimentos da história do município, desde sua fundação até os dias atuais. Os registros foram pesquisados por historiadores da Fundação Pró-Memória.

Para atrair o público da Festa Italiana ao Villa della Cultura, um casal de atores, trajados como imigrantes italianos, vai circular entre as barracas convidando ao espaço cultural. As pessoas poderão ainda tirar fotos com trajes de época.


Programação

Mostra de Cinema Italiano
Especial Fellini

Amanhã
A Estrada da Vida (100 min.)

Dia 15
Os Boas Vidas (89 min.)

Dia 22
A Doce Vida (167 min.)

Dia 29
8 e Meio(145 min.)

Sempre às 18h30

No Museu Histórico Municipal de São Caetano - Rua Maximiliano Lorenzini, 122.
Tel.: 4229-1988

Entrada franca




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;