Economia Titulo
Diadema lança projeto de segurança no trabalho
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
01/04/2011 | 07:39
Compartilhar notícia


Preocupada em melhorar a segurança dos trabalhadores do setor de plástico, a Prefeitura de Diadema realizou, ontem, seminário de prevenção de acidentes entre as indústrias do segmento.

O evento contou com o apoio do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), da Fundacentro (entidade governamental que atua em pesquisa científica e tecnológica), da patronal Sindiplast (Sindicado da Indústria de Material Plástico do Estado de São Paulo) e do Sindicato dos Químicos do ABC.

A iniciativa faz parte de projeto municipal que está dividido em quatro etapas. O principal objetivo do seminário, que integra a primeira fase, foi o de mostrar às indústrias a realidade que envolve a questão dos acidentes de trabalho no setor.

"Os acidentes gerados por falta de equipamento de segurança nos maquinários são muito graves. Em geral, afetam os olhos, geram queimaduras e, em alguns casos, levam à amputação de partes do corpo, como as mãos (no caso das prensas) Por este motivo, estamos fazendo o papel de conscientização", explica o diretor de Trabalho e Economia Solidária da Prefeitura de Diadema, Romeu Lemos.

Segundo ele, a classe empresarial aderiu à causa. As poucas empresas que precisam se adequar às leis de segurança devem fazer isso no decorrer do projeto.

ETAPAS - Segundo o Sindicato dos Químicos do ABC, a segunda fase será composta pela elaboração dos cronogramas de adequação das máquinas, treinamento e capacitação em segurança dos trabalhadores.

A terceira é destinada à vigília e acompanhamento, por parte do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), para adequação das máquinas junto a empresas escolhidas a partir do levantamento epidemiológico dos acidentes graves ocorridos no setor.

O período inicial de implementação do projeto será de dois anos. Após isso, os participantes farão avaliações sobre os resultados - que compõem a quarta etapa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;