Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Para que servem os rins?
Tauana Marin
28/08/2016 | 07:10
Compartilhar notícia
Divulgação:


Os rins são dois órgãos cujas funções são filtrar e limpar o sangue das impurezas e controlar o excesso de água no corpo. Depois que a substância vermelha é filtrada por meio dos chamados glomerulos (unidade funcional que fica dentro dos rins), a urina segue por um caminho até a bexiga, onde fica guardada. Quando o espaço fica cheio, o xixi segue por canal conhecido como uretra até ser expelido. 

Localizados na parte de trás do abdômen, os rins apresentam a forma de dois grãos de feijão, só que em tamanhos maiores. Nos adultos, eles medem de 5 a 7,5 centímetros de comprimento e 3 centímetros de largura. Já em um bebê recém-nascido, têm o tamanho de 4,5 centímetros, se desenvolvendo e aumentando ao longo do tempo.

A atividade desses órgão é intensa. São filtrados cerca de 180 litros de sangue a cada 24 horas, produzindo, em média, 1,5 litro de urina em cada indivíduo. Algumas pessoas nascem somente com um rim e descobrem essa condição na vida adulta, de forma que é possível se viver, sim, com um único exemplar no corpo.

Quando os rins não funcionam corretamente há acúmulo de substâncias nitrogenadas (ureia) e outros sais no organismo, afetando todos os demais órgãos. Em casos complicados, o paciente precisa fazer hemodiálise (quando uma máquina ajuda a filtrar as impurezas).

IMPORTÂNCIA DA ÁGUA

Em uma pessoa adulta, a água corresponde a 65% de seu peso corporal, enquanto que em um recém-nascido essa porcentagem é de 80%. Por isso, beber água é essencial para o equilíbrio do organismo. É recomendado beber, em média, de 1,5 litros a dois litros de água diariamente. No primeiro ano, a criança deve ingerir entre 1,15 a 1,3 litro de líquidos. À medida em que ela cresce, a necessidade de água aumenta. 

Isabelle Brito, 11 anos, de Santo André, sabe que precisa tomar água o suficiente para seus rins funcionarem direito. “Se bebo pouco líquido no dia, meu xixi fica bem amarelo e pode dar infecção.”

Consultoria de Giordano Zanin, médico urologista do Instituto de Urologia do ABC, de Santo André. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;