Internacional Titulo
Gabinete da Grécia aprova proposta de orçamento
Por
02/10/2011 | 16:37
Compartilhar notícia


- O Ministério das Finanças da Grécia anunciou neste domingo que o gabinete de governo do país aprovou a proposta do orçamento para 2012 e informou que o déficit orçamentário do país deverá alcançar em 2011 a marca de 8,5% do produto interno bruto (PIB), acima da previsão de 7,8%.

A proposta será formalmente apresentada ao Parlamento da Grécia amanhã e deve ser aprovada até o fim do mês. A projeção de déficit deverá obrigar o governo a cortar mais ? 6,6 bilhões em gastos por meio de novas medidas de austeridade, segundo as projeções do próprio Ministério.

Por meio de nota, o Ministério das Finanças detalhou que o déficit em 2011 deve alcançar ? 18,69 bilhões, acima da meta de ? 17,1 bilhões. A justificativa para o déficit acima da meta seria uma recessão mais profunda que a esperada. Segundo o Ministério, a economia grega deverá se retrair 5,5% em 2011, acima da previsão de queda de 3,8% divulgada em maio.

Para 2012, a Grécia projeta agora um déficit orçamentário de 6,8% do PIB, ou ? 14,65 bilhões.

O gabinete de governo da Grécia reuniu-se neste domingo para votar a proposta de orçamento para 2012 e concluir um plano por meio do qual 30.000 servidores públicos seriam dispensados até o fim do ano.

Uma fonte no governo disse que o gabinete aprovou também o controverso plano de dispensa dos servidores, que serão deixados em uma reserva laboral, recebendo apenas uma parcela do salário.

A reunião de gabinete ocorre apenas um dia antes de os ministros das Finanças do Eurogrupo se reunirem em Luxemburgo para discutir o progresso das reformas na Grécia e os resultados das negociações de uma delegação de auditores internacionais enviada a Atenas na semana passada para articular a liberação de uma tranche de ? 8 bilhões do resgate financeiro aprovado em 2010. As informações são da Dow Jones e da Associated Press.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;