Publicado em quarta-feira, 15 de março de 2000 às 21:35

Hospital troca fichas e médico opera paciente errado


Valéria Cabrera
Da Redaçao

Incorporar notícia

  O menino Matheus Máximo Soares, 2 anos, foi internado no Hospital e Maternidade Rudge Ramos, em Sao Bernardo, para retirar as amígdalas e adenóide (carne esponjosa) e saiu da sala de cirurgia com um corte extra na barriga, resultado de uma operaçao de uma hérnia no umbigo. Seu pai, o metalúrgico Luiz Soares, 36 anos, acusa o hospital de trocar a ficha de seu filho pela de outro paciente e o pediatra Vicente Antonio Gerardi Filho, que fez a cirurgia nao-autorizada pela família, de erro médico.

De acordo com o Cremesp-SP (Conselho Regional de Medicina do Estado de Sao Paulo), o caso nao pode ser classificado como erro médico e sim como uma possível falha ética. O Boletim de Ocorrência 1.795, de averiguaçao de erro médico, foi registrado no 2º DP de Sao Bernardo.

De acordo com Soares, a cirurgia de Matheus foi marcada para a manha de terça. A internaçao aconteceu às 7h30 e, logo em seguida, ele foi levado para a sala de cirurgia. "Algum tempo depois, o médico veio me avisar que meu filho havia sido operado de hérnia no lugar de outra criança", disse.

O médico Gerardi Filho, que realiza cirurgias pediátricas há 17 anos, confirmou a história. Segundo ele, aconteceu realmente a troca de pacientes, ambos com a mesma idade. "Matheus foi para a mesa de operaçao com a ficha de uma criança que deveria fazer duas operaçoes, uma para retirada de hérnia no umbigo e outra de fimose." O médico disse que nao identificou seu paciente porque nao consegue guardar a fisionomia de todos, pois realiza uma média de 50 cirurgias por mês.

Apesar disso, o pediatra afirma que nao houve erro médico. "Um exame preliminar mostrou que, por coincidência, Matheus também tinha uma hérnia no umbigo e fimose. Por isso comecei a operar", afirmou.

Segundo Gerardi Filho, ao final da cirurgia de hérnia, ele foi avisado por funcionários do hospital que o garoto na mesa de operaçao nao era o seu paciente. "Procurei, em seguida, o pai de Matheus e expliquei o que havia acontecido." Familiares do paciente confirmaram que o engano foi informado logo após a operaçao.

Para o pediatra, aconteceu um erro administrativo - por causa da troca das fichas - e nao médico. Matheus foi operado da amígdala e da adenóide logo em seguida, com a mesma anestesia, e teve alta hospitalar na tarde do mesmo dia. A cirurgia do outro garoto foi cancelada.

O diretor administrativo do hospital, José Boccia, disse que apuraçoes preliminares constataram que a troca foi feita por uma auxiliar de enfermagem, que prepara os pacientes para o procedimento. "Vou ouvi-la amanha (quinta) para saber toda a história com detalhes, para depois poder tomar as medidas cabíveis", disse. De acordo com ele, também será discutida a possibilidade de representar o pediatra na comissao de ética do hospital.

O pediatra Gerardi Filho disse que Matheus pode até ter se beneficiado da operaçao extra, pois teria de realizá-la de qualquer forma no futuro. "Para todo diagnóstico de hérnia é indicada a cirurgia." A mae do garoto, Alexciana Máximo de Souza, 21 anos, afirmou que nunca havia percebido qualquer problema no umbigo do filho.

O médico explicou que alguns tipos de hérnia, quando no início, só sao perceptíveis quando apalpadas. "O anel herniário de Matheus tinha 2 cm de diâmetro."



Veja Também

Tags

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Revista Playboy Revista Sexy Palmeiras Corinthians São Paulo Santos Portal Santo André Portal São Bernardo Portal São Caetano Portal Diadema Portal Ribeirão Pires Portal Mauá Portal Rio Grande da Serra Portal Grande ABC Ronan Maria Pinto Notícias Regionais Política Regional Vídeos de Santo André no ABC Paulista Vídeos de São Bernardo no ABC Paulista Vídeos de São Caetano no ABC Paulista Vídeos de Diadema no ABC Paulista Vídeos de Mauá no ABC Paulista Vídeos de Rio Grande da Serra no ABC Paulista Vídeos de Ribeirão Pires no ABC Paulista