Fechar
Publicidade

Economia

Publicado em quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012 às 07:11 Histórico

Aposentados têm de fazer novo cadastro

Aposentados e pensionistas devem ficar atentos ao cadastro de vida do benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para não ter seu seguro cancelado. Para fazer a atualização, os bancos que repassam o seguro farão a convocação de todos os 464,6 mil beneficiários da Previdência no Grande ABC para realizar o procedimento. O INSS alerta que o aposentado ou pensionista não precisa comparecer nem às agências do instituto tampouco às unidades bancárias. Vai ficar a critério das instituições financeiras determinar a agenda de atualização nos sistemas. A intenção é evitar transtornos nos atendimentos.

A convocação tem três objetivos: evitar fraudes nos pagamentos do seguro, melhorar o controle das instituições bancárias sobre as concessões, e atualizar o cadastro do instituto. Para realizar o processo, os bancos vão convocar os beneficiários pelo comprovante de pagamento, saldo ou extrato que é impresso nos terminais das agências, o que já ocorre em algumas instituições.

Quem recebe mensalmente o benefício também deverá renovar a senha e atualizar seu endereço. Neste caso, é necessária a presença do segurado, representante legal ou procurador cadastrado no INSS - mas isso só após a convocação.

Os bancos têm obrigação de convocar, anualmente, quem recebe o benefício por conta-corrente e conta-poupança para atualizar senhas. Antes, só concessões por cartão magnético exigiam o procedimento. Cada instituição tem a sua própria agenda de convocação, por isso, o segurado deve ficar atento aos chamados.

AGENDA REGIONAL - Das 464,6 mil pessoas que recebem seguro nas sete cidades, a maioria tem seu pagamento feito por meio dos principais bancos - 416 mil - ou 89,5% do total.

O Itaú Unibanco lidera em número de usuários para repasse de benefícios, com 125,7 mil pessoas. A instituição dará início ao cadastro de vida a partir de março. O Bradesco, com 106,4 mil correntistas da Previdência, fará o procedimento da mesma forma.

 

Pela Caixa, 71,6 mil segurados receberão o comunicado a partir de abril. A atualização ocorre em maio. No estatal Banco do Brasil, 56,1 mil pessoas deverão visitar uma unidade para realizar o procedimento - o banco informou que desde dezembro ocorrem avisos pelos terminais de atendimento e o cadastro é feito a cada 60 dias. No Santander, o procedimento para 56 mil beneficiários começa em março.

As instituições destacam que os clientes vão receber informes via canal de relacionamento com 30 dias de antecedência sobre a convocação.

 



Veja Também

Tags


Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Diário do Grande ABC