Fechar
Publicidade
Publicado em quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012 às 06:11

Aposentados têm de fazer novo cadastro


Tauana Marin
Vinicius Gorczeski

Incorporar notícia

Aposentados e pensionistas devem ficar atentos ao cadastro de vida do benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para não ter seu seguro cancelado. Para fazer a atualização, os bancos que repassam o seguro farão a convocação de todos os 464,6 mil beneficiários da Previdência no Grande ABC para realizar o procedimento. O INSS alerta que o aposentado ou pensionista não precisa comparecer nem às agências do instituto tampouco às unidades bancárias. Vai ficar a critério das instituições financeiras determinar a agenda de atualização nos sistemas. A intenção é evitar transtornos nos atendimentos.

A convocação tem três objetivos: evitar fraudes nos pagamentos do seguro, melhorar o controle das instituições bancárias sobre as concessões, e atualizar o cadastro do instituto. Para realizar o processo, os bancos vão convocar os beneficiários pelo comprovante de pagamento, saldo ou extrato que é impresso nos terminais das agências, o que já ocorre em algumas instituições.

Quem recebe mensalmente o benefício também deverá renovar a senha e atualizar seu endereço. Neste caso, é necessária a presença do segurado, representante legal ou procurador cadastrado no INSS - mas isso só após a convocação.

Os bancos têm obrigação de convocar, anualmente, quem recebe o benefício por conta-corrente e conta-poupança para atualizar senhas. Antes, só concessões por cartão magnético exigiam o procedimento. Cada instituição tem a sua própria agenda de convocação, por isso, o segurado deve ficar atento aos chamados.

AGENDA REGIONAL - Das 464,6 mil pessoas que recebem seguro nas sete cidades, a maioria tem seu pagamento feito por meio dos principais bancos - 416 mil - ou 89,5% do total.

O Itaú Unibanco lidera em número de usuários para repasse de benefícios, com 125,7 mil pessoas. A instituição dará início ao cadastro de vida a partir de março. O Bradesco, com 106,4 mil correntistas da Previdência, fará o procedimento da mesma forma.

 

Pela Caixa, 71,6 mil segurados receberão o comunicado a partir de abril. A atualização ocorre em maio. No estatal Banco do Brasil, 56,1 mil pessoas deverão visitar uma unidade para realizar o procedimento - o banco informou que desde dezembro ocorrem avisos pelos terminais de atendimento e o cadastro é feito a cada 60 dias. No Santander, o procedimento para 56 mil beneficiários começa em março.

As instituições destacam que os clientes vão receber informes via canal de relacionamento com 30 dias de antecedência sobre a convocação.

 



Veja Também

Tags

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Revista Playboy Revista Sexy Palmeiras Corinthians São Paulo Santos Portal Santo André Portal São Bernardo Portal São Caetano Portal Diadema Portal Ribeirão Pires Portal Mauá Portal Rio Grande da Serra Portal Grande ABC Ronan Maria Pinto Notícias Regionais Política Regional Vídeos de Santo André no ABC Paulista Vídeos de São Bernardo no ABC Paulista Vídeos de São Caetano no ABC Paulista Vídeos de Diadema no ABC Paulista Vídeos de Mauá no ABC Paulista Vídeos de Rio Grande da Serra no ABC Paulista Vídeos de Ribeirão Pires no ABC Paulista