Setecidades Titulo
Santo André tornará fixo radar polêmico
Delmar Marques
e Luciana Schneider
Da Redaçao
31/03/1999 | 21:21
Compartilhar notícia


Vai ser trocado por um modelo fixo o radar móvel que tem causado polêmica na avenida dos Estados, altura do número 6.000, em Santo André. O equipamento causou muitos protestos por parte dos motoristas multados no local. No entanto, o radar móvel continuará em funcionamento em outros trechos da avenida.

O anúncio foi feito nesta quarta pelo gerente de Operaçoes do DST (Departamento de Serviços de Trânsito) da cidade, Icaro Pinto Monteiro, após receber uma comissao de motoristas que fizeram uma carreata, à tarde, na avenida dos Estados em protesto ao equipamento.

A maioria dos manifestantes foi multada em um trecho próximo à avenida André Ramalho, onde a velocidade na via, na faixa da esquerda, passa de 80 km/h para 60 km/h.

Cerca de 50 veículos participaram do ato que percorreu as avenidas dos Estados, Antonio Cardoso, D.Pedro II e Ramiro Colleoni. Os motoristas tomaram conta das quatro pistas de rolamento da avenida dos Estados, deixando o trânsito lento no local.

Escoltados pela Polícia Militar, eles foram ao DST levar cerca de 200 recursos que haviam sido deixados em uma urna localizada no posto Irmaos Batistucci, em frente à Petroquímica.

Como o diretor do Departamento, Epeus Pinto Monteiro, nao estava, o gerente Icaro recebeu os manifestantes. Entre os pedidos dos motoristas estavam o cancelamento das multas, a instalaçao de radares fixos, a uniformidade da velocidade na faixa da esquerda e maior visibilidade dos radares.

Icaro disse que a Jari (Junta Administrativa de Recursos de Infraçao) analisará cada recurso e, caso a defesa seja aceita, a multa será deferida. Quanto à velocidade única na avenida, o gerente explicou que estudos serao feitos para saber se é possível aumentar a velocidade nos trechos onde há cruzamentos. "Caso os números mostrem que podemos aumentar a velocidade para 70 km/h ou 80 km/h, iremos fazer isso. Mas, por enquanto, é muito cedo", afirmou Icaro.

O secretário de Serviços Municipais de Santo André, Klinger Luiz de Oliveira Sousa, defende a incidência de multas como a melhor alternativa para combater o grande número de acidentes de trânsito no município. Ele afirma que os radares eletrônicos fixos e móveis foram distribuídos pelas avenidas onde houve registro de um maior número de ocorrências, sejam acidentes com ou sem vítimas e atropelamentos.

Segundo o secretário, ainda é pequeno o volume de multas aplicadas atualmente. "As multas correspondem a menos de 2,8% do movimento e nao conseguimos atingir sequer a 15% daqueles que cometem infraçoes nas nossas ruas."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;