Fechar
Publicidade

Política

Publicado em segunda-feira, 24 de maio de 2010 às 17:29 Histórico

Câmara de Sto.André fará homenagem aos ciganos

Nario Barbosa/DGABC/24-02-2010 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

A Câmara Municipal de Santo André fará, na terça-feira, uma sessão solene em homenagem ao Dia Nacional do Cigano. Marcarão presença na solenidade a vice-prefeita e secretária de Governo, Dinah Zekcer; o vereador e idealizador da iniciativa, Israel Zekcer (PTB); representantes de diversas etnias ciganas da cidade e do Estado, além de outras autoridades.

"O Departamento de Humanidades considera que a sessão trará para o legislativo andreense o debate sobre a cultura, o modo de vida e as discriminações pelas quais passam essa população no seu dia a dia, além de quebrar preconceitos com a difusão da cultura dos povos ciganos e com homenagens à comunidade", diz a nota da administração municipal.

Durante a cerimônia haverá apresentações de dança e música em dialeto romanês, com Nicolas Ramanush. Também serão feitas homenagens a pessoas que são referências da cultura e do povo cigano como o próprio Ramanush, Horacio Nicolich, Ricardo Marques, Bibi Julia, Beni Mística e Valéria Sbano.

A Prefeitura informou ter pedido à Câmara a realização de uma sessão solene anual em homenagem aos ciganos após a II Conferência Municipal de Promoção de Igualdade Racial, em março de 2009.

O Dia Nacional do Cigano é comemorado dia 24 de maio (quarta-feira). Este é o dia de Santa Sara Kali, a Padroeira Universal do Povo Cigano.

De acordo com dados do Departamento de Humanidades, estima-se uma comunidade de aproximadamente mil ciganos em Santo André, sua grande maioria de origem Calón.

 



Veja Também

Tags


Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Diário do Grande ABC